A partir de segunda-feira (15), o Tesouro Nacional vai permitir o pagamento de taxas e contribuições federais com cartão de crédito. A opção estará disponível pelo PagTesouro, plataforma de pagamento digital da instituição.
A transação será compensada instantaneamente, e o órgão público verifica na hora o pagamento da taxa. O recurso foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), em parceria com o Banco do Brasil. Passou por uma fase de testes com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que recebeu valores pelo PagTesouro em 2019.
Em nota, o Tesouro Nacional afirmou que a tecnologia pode alcançar um público que ainda não tinha produtos digitais adequados à sua necessidade, como turistas estrangeiros. “A partir de agora, esse público poderá utilizar seu cartão de crédito para executar o pagamento antes mesmo de chegar ao país”, afirma.
Desde novembro, o pagador de impostos pode fazer pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Com o PagTesouro não é preciso emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União).
Segundo o Tesouro, diversos órgãos oferecem o uso do Pix para o pagamento de taxas. Eis alguns exemplos:
Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial);
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
DPRF (Departamento da Polícia Rodoviária Federal);
Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e
Comando do Exército.
Segundo o Tesouro, além da conveniência na forma de pagamento, o PagTesouro tem como vantagem a celeridade.