Reabilitação pós Covid: Um plano de exercícios pode ajudar na recuperação

Especialistas já apontam, para estes pacientes que tiveram a forma grave, uma forte demanda por cuidados pós-agudos de reabilitação intensiva.

Fonte: Dr. Henrique L. C. N. Sobrinho

A COVID-19 é uma doença infecciosa respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), de alta transmissibilidade e que pode se manifestar com diversos espectros de gravidade. Um plano de exercícios pode ajudar na recuperação.

Os pacientes que apresentam a forma grave desta doença necessitam de internação em unidade de terapia intensiva e ventilação mecânica, ficando por semanas acamados. Por conta disso, podem ser acometidos por fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade e importante perda da independência para realização de atividades básicas da vida diária, tais como andar, comer ou tomar banho sem auxílio etc.

Especialistas em todo mundo já apontam, para estes pacientes que tiveram a forma grave, uma forte demanda por cuidados pós-agudos de reabilitação intensiva, para recuperação de funcionalidades e autonomia perdida.

O que é fisioterapia respiratória?

⁣ É um conjunto de técnicas que podem ser preventivas ou curativas, e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

No atendimento pós-hospitalar, o fisioterapeuta é responsável por indicar exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica, tanto de quem acabou de sair da UTI quanto de quem está se recuperando em casa.⁣

Os especialistas recomendam que a fisioterapia respiratória inicie tão logo o paciente esteja curado dos sintomas mais graves, já que os primeiros sete dias após a alta são decisivos para o desfecho da recuperação funcional.

Dr. Henrique L. C. N. Sobrinho, Fisioterapeuta intensivista. Especializando em Osteopatia na Escola de Madri- Auricoterapeuta Pós graduando em Traumato ortopédica

Fechar