Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Rita Benneditto e Zeca Baleiro gravam o reggae “Com o Afeto das Canções”

Rita Benneditto e Zeca Baleiro se juntam para dar voz ao reggae do poeta e compositor conterrâneo, Joãozinho Ribeiro

(Foto: Divulgação)

Ao invés de uma arma, uma canção; ao invés de um tiro, um poema; ao invés de uma convocação para a violência, uma singela demonstração de afeto. Foi com essa ideia na cabeça que Joãozinho Ribeiro compôs o reggae “Com o Afeto das Canções”, que chega dia 19 de março nas plataformas digitais, na voz de Rita Benneditto e Zeca Baleiro. “Para cantar os afetos, nada melhor do que amigos queridos como Rita e Zeca, além de ter o produtor Zé Américo Bastos com a gente”, avalia Joãozinho.

Conterrâneos, Rita Benneditto, Zeca Baleiro e Joãozinho Ribeiro se conhecem desde suas primeiras aventuras criativas em São Luís do Maranhão, participando juntos em festivais, teatro e projetos coletivos como Oficina e Corre Beirada. Enquanto Joãozinho se manteve em atividade no Maranhão, os amigos levaram a cultura maranhense para outras paragens e começaram a carreira discográfica mais ou menos à mesma época.

Em seu primeiro disco, co-produzido por Zeca, Rita gravou várias de suas canções, incluindo “Lenha”, que viria a ser um de seus maiores sucessos. A voz de Rita também é ouvida nos primeiros discos de Baleiro, como nos vocais poderosos que abrem “Meu Amor, Meu Bem, Me Ame”. Mesmo distantes, sempre estiveram próximos, com várias colaborações artísticas ao longo dos anos, e agora se juntaram para registrar “Com o Afeto das Canções”.

Rita conta que recebeu “Com o Afeto das Canções” por whatsapp, junto a outras lindas canções que Joãozinho selecionou para que ela conhecesse: “Ao ouvi-la me apaixonei de imediato e mostrei ao maestro Zé Américo Bastos”. Juntos resolveram incluí-la no repertório de algumas lives de Rita e a partir daí tiveram a certeza de que “Com o Afeto das Canções” deveria ser registrada. Compartilharam a ideia com Joãozinho, que aprovou de imediato e sugeriu convidar Zeca Baleiro para somar nos afetos.

Feita de forma virtual, a produção ficou a cargo do maestro Zé Américo, que fez o arranjo e convidou os músicos Israel Dantas (violão e guitarra), Fernando Fofão (contrabaixo), Moises Mota (bateria) e Carlos Pial (percussão), além de registrar piano, teclados e programações. A voz de Zeca foi gravada em São Paulo, enquanto Rita fez seu registro no Rio de Janeiro.

O lançamento do single “Com o Afeto das Canções” é uma parceria da Elza Ribeiro Produções, Zap Music e Milhões de Uns, que chega nas plataformas digitais pela Saravá Discos, com distribuição da ONErpm.

[letra]

COM O AFETO DAS CANÇÕES [Joãozinho Ribeiro]

Deixar que o mundo se dane?

– Não!

Que o amor

Não nos abandone, em vão!

Essas pedras no caminho

Não me impedem o passo

Todo corpo tem seu prumo

Seu próprio compasso

Se a história traça o rumo

Da humanidade

Com responsa, meu destino

Eu mesmo é que faço

Deixar que o mundo se dane?

– Não!

Que o amor

Não nos abandone, em vão!

Toda aranha tem na teia

Ciência e capricho

Toda abelha no seu mel

Doçura de bicho

Se no afeto das canções

Eu me embaraço

Presa fácil das paixões

Eu viro em teus braços

[ficha técnica]

Rita Benneditto – voz

Zeca Baleiro – voz

Israel Dantas – guitarra e violão

Zé Américo Bastos – piano, percussão e órgão

Moisés Ferreira Mota – bateria

Zé Américo Bastos – arranjo

Carregando