Quando é o momento de trocar carros usados por carros seminovos?

Assim como diversas outras coisas, os carros também têm um tempo de vida útil

Fonte: Da redação

Assim como diversas outras coisas, os carros também têm um tempo de vida útil. Esse período vai depender da manutenção e os cuidados que cada dono teve com o seu veículo. Mas apesar disso, há sinais que avisam quando é o momento certo para mudar os carros usados por carros seminovos ou novos, segundo o orçamento do consumidor.

Se você é proprietário de um carro, com certeza sabe que ele precisa de manutenção e, por esse motivo, deve ter feito as revisões correspondentes, deve ter levado o veículo para o seu mecânico de confiança para ele checar cada detalhe. Desse modo, o seu carro teve o cuidado correspondente para poder circular pela sua cidade e para fazer viagens para outros estados sem ter problema algum.

Contudo, há sinais que indicam que chegou a hora de se despedir do carro velho para poder comprar um carro novo, 0 km, e se não for possível por causa do orçamento disponível, algum carro seminovo que há no mercado automotivo poderá ser o seu.

Alguns dos sinais para os quais você deve prestar muita atenção são os seguintes:

Falhas constantes na transmissão
O sistema de transmissão é um dos mais caros para reparar. Esse sistema é um conjunto de componentes encarregados de levar a energia que o motor produz para as rodas e a força que vai para as rodas através da seleção das marchas. A transmissão mais comum é a manual, aquela que o motorista faz na hora de trocar a marcha. Barulhos fortes ou problemas para engatar a marcha, por exemplo, são sinais da necessidade de trocar o carro.

Aquecimento constante
O superaquecimento ou aquecimento constante indicam a hora da mudança. O aquecimento do motor só traz consequências importantes, pois danifica radiadores, juntas, selos, mas também pode provocar o empenamento do cabeçote, o que é muito caro para reparar. E o pior de tudo é que o motor pode fundir… nesse caso, só a troca de motor poderá salvar o carro… ou a troca de carro! Por isso, se você sente que o motor do seu carro está aquecendo com frequência, chegou a hora de mudar de carro.

Cuidado com a suspensão
Quando a suspensão de um carro tem problemas, tanto o motorista quanto os passageiros sentem cada impacto dos buracos nas ruas, o carro perde aderência ao chão e isso é perigoso. As molas podem estar desgastadas, provocando falta de estabilidade e ruídos. Problemas com os amortecedores e molas diminuem consideravelmente a vida útil dos outros componentes.

Corrosão
A corrosão evidentemente estraga a carroceria do carro e a reparação é, na verdade, bastante complicada e cara. O que pode parecer uma pequena corrosão, pode acabar sendo algo bem maior e caríssimo para reparar. Quando perceber algum detalhe de corrosão no seu carro, não perca tempo e troque de carro.

Infiltração de água no carro

A água de chuva pode entrar pelas portas, o teto solar ou o assoalho do carro. Mas uma peça mal colocada e uma passagem pelo lava-rápido também podem levar muita água para dentro do veículo. O desgaste das borrachas destinadas a vedar o teto solar e as portas pode ser também o motivo.

Estado do espaço interior do veículo
A tapeçaria dos bancos indica quanto tempo passou desde que o veículo saiu novinho da fábrica. Mesmo tendo feito a manutenção correta no carro, o desgaste é natural e inevitável. Também podem existir manchas por causa de comida das crianças, alguma bebida que caiu, uma mochila que estava no chão e foi colocada no banco de trás… Com o passar do tempo, tudo isso vai ficando como o histórico do veículo e evidenciando a idade do sistema mecânico, elétrico e tecnológico.

O carro teve pouco uso
Pense bem: se você usa pouco e nada o carro, que fica na garagem praticamente o tempo todo ou, pior ainda, ‘dorme’ na rua, sob os efeitos do sol, da chuva e do vento, faz sentido continuar com ele, pagando mensalmente o seguro, os impostos, e vendo ele envelhecer? Porque, isso sim, mesmo com pouco uso e mantendo ele limpinho, os anos passam e o modelo começa a ser antigo!

Fechar