Compreendendo a natureza dos servidores proxy na era do Big Data

O big data e seus resultados trazem muitos benefícios. Infelizmente, isso também tem um custo – um custo para privacidade e segurança

Fonte: Da redação

O campo de big data abriu uma nova área de estudos quando se trata de privacidade online.

Uma pesquisa citada pela Broadband Now mostra que 95% dos americanos estão preocupados com sua privacidade online, mas apenas 50% estão tomando medidas para protegê-la. Isso abriu discussões sobre os benefícios dos proxies online.

As preocupações com a privacidade online aumentou nas últimas décadas, se tornando um assunto extremamente popular. Felizmente, existem maneiras de proteger sua privacidade online, como usar um servidor proxy.

Como funcionam os proxies? Eles são realmente úteis para proteger sua privacidade na era do big data? Vamos dar uma olhada.

Visão geral dos servidores proxy em um mundo governado por Big Data

Existem muitos recursos em proxies de big data, mas tentaremos fornecer uma visão geral sucinta.

Você pode ler mais em stormproxies.com, onde poderá aprender mais sobre servidores proxy e como eles funcionam. 

A maioria das pessoas não sabe sobre o funcionamento interno da Internet, colocando em risco sua privacidade digital.

À medida que o big data se dimensiona e cresce em várias plataformas, o conceito de privacidade digital enfraquece. Em outras palavras, mais e mais pessoas estão se tornando vulneráveis ​​ao roubo de identidade e violações de dados.

Essa é uma troca com a qual eles devem se contentar enquanto tentam tirar proveito do que a Internet tem a oferecer: ótimas ofertas online, atualizações de notícias e fotos de qualidade.

Então, o que acontece quando você está navegando na internet? É possível que em seu escritório, você esteja utilizando um servidor proxy em uma rede privada virtual, ou você pode estar entre as muitas pessoas que entendem de tecnologia que utilizam algum tipo de servidor proxy o tempo todo.

Como funciona um servidor proxy?

Cada computador conectado à Internet requer um endereço de protocolo de Internet (IP)

Cada endereço IP é único, funcionando de forma semelhante ao seu endereço físico, marcando seu dispositivo com seu próprio endereço exclusivo para ser capaz de reconhecê-lo.

Sem um endereço IP, seu dispositivo não receberá dados, efetivamente perdendo a conexão com a Internet.

Com um servidor proxy, significa que você tem um computador na Internet com um endereço IP oculto. Quando você envia uma solicitação na web, ela passa primeiro pelo servidor proxy.

Todos os dados são transferidos por meio do servidor proxy, usando as informações do servidor sobre as do seu dispositivo.

Quando as solicitações da web são encaminhadas pelo servidor proxy, ele pode alterar os dados que você envia e, ao mesmo tempo, exibir todos os dados que você precisa ver (um site, programa, etc.).

Seu endereço IP pode ser alterado pelo servidor proxy para garantir que o servidor web não possa rastrear facilmente sua localização. Ele pode criptografar seus dados, de forma que eles se tornem ilegíveis.

Com um servidor proxy, você também pode bloquear o acesso a certas páginas da web usando um endereço IP.

Por que usar um servidor proxy?

Existem vários motivos pelos quais indivíduos e empresas usam servidores proxy, incluindo:

  • A capacidade de controlar o uso da Internet por crianças e funcionários: pais e organizações configuram servidores proxy para que possam monitorar e controlar como seus filhos ou funcionários utilizam a Internet. Esses servidores proxy usam algoritmos sofisticados de big data para aprender quais tipos de conteúdo são inadequados para um grupo especificado. A maioria das organizações não quer que seus funcionários acessem determinados sites enquanto estiverem na rede da empresa e, portanto, podem configurar o servidor proxy para que o acesso seja negado a esses sites. Também é possível para a organização ou pai monitorar e registrar todas as solicitações da web, de modo que, mesmo que não bloqueiem o acesso a esse conteúdo, eles saberão quanto tempo o grupo-alvo gasta com conteúdo restrito. Explore aplicativos de controle para pais e obtenha as melhores ferramentas disponíveis no mercado. 
  • Velocidades aprimoradas e economia de largura de banda: com um bom servidor proxy, as organizações podem maximizar o desempenho geral da rede. Os servidores proxy tendem a armazenar dados em cache para que, quando você queira ver um determinado site que já usou; uma cópia pode ser facilmente recuperada do cache. Este processo economiza largura de banda para a empresa e melhora o desempenho geral da rede.
  • Benefícios de privacidade: organizações e indivíduos usam servidores proxy para navegar com segurança na Internet. Como os servidores proxy ocultam seu endereço IP e outras informações para identificação, os sites e domínios são incapazes de identificar você ou seu dispositivo. Isso garante privacidade na Internet – um luxo nos dias de hoje.
  • Segurança aprimorada: os servidores proxy oferecem não apenas privacidade na Internet, mas também segurança. A maioria dos servidores proxy permite que você criptografe seus dados na Internet, protegendo-os de olhares indiscretos. Os proxies também podem proteger seu dispositivo contra vírus e malware que se espalham pela rede.
  • Obtenha acesso ao conteúdo que está bloqueado: Com um servidor proxy, você poderá contornar as restrições de conteúdo que normalmente são impostas por governos ou empresas.

A combinação de um servidor proxy com uma rede privada virtual (VPN) ajudará sua organização para que as pessoas acessem a Internet por meio do proxy e tenham seus dados criptografados com a VPN.

Uma VPN funciona de maneira semelhante aos proxies, mas as VPNs praticam criptografia mais ativa do que os proxies. 

Ao usar uma VPN, as empresas podem verificar se seus usuários têm acesso a determinados recursos, como dados internos e e-mails de que precisam, ao mesmo tempo em que fornecem uma conexão segura para que os dados não vazem.

Os proxies da Internet são ótimos para promover a privacidade

O big data e seus resultados trazem muitos benefícios. Infelizmente, isso também tem um custo – um custo para privacidade e segurança.

Conforme o big data cresce, você tem que trabalhar mais do que nunca para proteger sua privacidade. A boa notícia, entretanto. é que os proxies da Internet podem ser muito úteis para a sua privacidade.

Fechar