Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

A tecnologia chegou no design de interiores

A IA é uma tecnologia muito controversa porque não tem regulamentos, além de ser ainda muito nova

Foto: Reprodução

Nos últimos anos, vimos como o desenvolvimento tecnológico revolucionou todas as áreas da vida humana. Dos mais banais como os jogos de vídeo aos mais importantes, como as ciências médicas beneficiaram do desenvolvimento tecnológico, mas não devemos esquecer outros campos, como o design de interiores.

Uma breve revisão: O que é inteligência artificial?

Muitos ouviram falar da inteligência artificial (IA), mas nem todos conhecem a sua definição:

A IA é a capacidade que algumas máquinas têm de realizar operações consideradas próprias apenas para os humanos.

Como pode compreender, uma IA deve ser tão inteligente como um humano, mas a realidade não é a mesma que é expressa nos filmes. Por exemplo, existem sistemas de IA concebidos para tornar o trabalho de muitos profissionais mais produtivo, mas não são robôs com a capacidade de nos substituir.

Qual é a utilidade da IA na vida humana moderna?
No início, a IA só era utilizada para robótica, mas com o passar do tempo, muitas outras áreas onde este avanço tecnológico tem aplicação foram alcançadas.

Hoje em dia, podemos encontrar os seguintes campos úteis para a IA:

  • Robótica.
  • Compreensão da língua e tradução.
  • Aprendizagem de palavras, cartas e frases.
  • Finanças.
  • Informática e Informática.
  • Vários tipos de indústrias.
  • Processamento maciço de dados relacionados com a medicina.
  • Organização da informação dos centros hospitalares.
  • Serviços ao cliente,
  • Jogos de vídeo.
  • Arquitetura.
  • Design de interiores.

As últimas 2 áreas são recentes, em ambos os casos a  IA ajuda a tornar o trabalho mais rápido e mais eficiente, ou seja, ajuda na produtividade laboral.

IA e design de interiores: Existe alguma relação?
O designer de interiores só precisa de conhecer as tendências, os melhores elementos de decoração e os padrões que dão melhores resultados para realizar o seu trabalho, mas a inteligência artificial veio para mudar essa forma de agir.

Antes da IA, o designer de interiores fazia o seu trabalho à mão livre ou com algum programa extremamente exigente e lento. Com IA podem fazer este mesmo trabalho, mas de forma rápida e muito mais eficaz.

Embora existam várias formas de utilizar a IA para o  projeto de planta de casa, uma das mais comuns e conhecidas é a utilização de uma plataforma de nuvens focada na realidade virtual, com a qual se pode criar, desenhar e personalizar projetos 3D em tempo real com qualidade fotográfica.

Com este tipo de ajuda, o design de interiores pode ser feito de forma rápida, eficiente e com excelentes resultados.

A IA é uma tecnologia controversa que ainda precisa de amadurecer

A IA é uma tecnologia muito controversa porque não tem regulamentos, além de ser ainda muito nova. Portanto, é necessário esperar alguns anos antes que esta tecnologia possa ser algo mais normal e fácil de implementar, devido aos seus elevados custos, só pode ser aproveitada em alguns países.

Juntamente com tudo isto, a falta de conhecimento geral sobre esta tecnologia impede que muitos sectores conheçam os benefícios reais da sua utilização, mas com o tempo tornar-se-á algo tão normal como a própria Internet.

Carregando