Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Fiscalizações da Vigilância Sanitária serão mantidas no feriado e fim de semana em São Luís

A Vigilância Sanitária Municipal reforçará as ações de fiscalizações a estabelecimentos nesta sexta-feira (26), feriado estadual antecipado, no sábado (27) e no domingo (28)

(Foto: Ilustração)

A Vigilância Sanitária Municipal reforçará as ações de fiscalizações a estabelecimentos nesta sexta-feira (26), feriado estadual antecipado, no sábado (27) e no domingo (28). O trabalho segue orientação da Prefeitura e tem como referência os decretos municipal e estadual que suspendem o funcionamento das atividades consideradas não-essenciais e controlar o acesso de clientes nos estabelecimentos enquadrados nas atividades essenciais. Desde o início do mês, a Vigilância promove ações para verificar a taxa de ocupação de pontos comerciais e cumprimento dos horários de funcionamento.

Nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), as equipes da Vigilância fiscalizaram os supermercados da capital maranhense. Desde segunda-feira (22), foram 21 inspeções, com duas autuações. O balanço completo das ações, realizadas durante este mês, será divulgado na próxima semana.

Nos supermercados e comércios visitados, os técnicos da Vigilância Sanitária Municipal verificam a ocupação da parte interna – já que o estabelecimento deve limitar o ingresso de pessoas a fim de que a ocupação não ultrapasse os 50% da capacidade física. Além disso, o serviço também verificou a aplicação da regra que prevê apenas uma pessoa por família nas compras.

Técnicos do órgão também averiguaram a aplicação de álcool gel (a ser ofertado pelo estabelecimento na parte interna) para os clientes e o uso de máscaras que é considerado obrigatório. A validade e acondicionamento dos produtos também eram verificados.

Além da fiscalização, as equipes da Vigilância Sanitária prestam orientações acerca da importância do distanciamento social, da limpeza frequente das superfícies de uso comum, da aferição de temperatura corporal dos clientes, do uso de máscara por parte dos frequentadores, do uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários e da disponibilização de álcool em gel e/ou água e sabão.

Carregando