Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Morre Sabujá, mestre da cultura popular em São Luís

Folclorista faleceu aos 84 nos de idade, vítima de câncer de próstata.

Sabujá morreu aos aos 84 anos em São Luís (Foto: Divulgação)

Com grande acompanhamento, foi sepultado às 15 horas da última sexta-feira (26), no Cemitério do Gavião, o corpo do folclorista José dos Santos, o mestre da cultura popular Sabujá, aos 84 nos de idade, vítima de câncer de próstata. Ele estava internado em um hospital de São Luís, quando sofreu falência múltipla dos órgãos.

Folclorista conceituado, dentre grupos e dirigentes do folguedo maranhense, Sabujá, nasceu na Madre de Deus, em 23 de maio de 1937. Desde cedo, participou das atividades do Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca e do secular batalhão de matraca do Boi da Madre de Deus.

Transferido, no começo de 1970, para o Anjo da Guarda, com a construção da Barragem do Bacanga e o desaparecimento da Praia da Madre de Deus, o Mestre Sabujá liderou por 52 anos o grupo cultural Dança do Coco Pirinã, sendo 14 na Madre de Deus e 38 anos no bairro mais populoso da área Itaqui Bacanga. Sustentou uma luta para manter viva a tradição dessa dança peculiar das manifestações culturais do Maranhão, representada pelo homem do campo, em especial, as quebradeiras de coco.

Na próxima sexta-feira (2 de abril), em edição do JP Turismo, suplemento semanário do Jornal Pequeno, haverá matéria completa sobre a importância de Sabujá para a cultura popular maranhense.

Carregando