Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Projeto incentiva intercâmbio cultural entre Maranhão e Argentina

Iniciativa dará oportunidade a uma estudante quilombola do município de Guimarães.

Busto Maria Firmina dos Reis (Foto: Divulgação)

Firmado o convênio que concretiza a Bolsa Maria Firmina dos Reis, projeto pedagógico cultural de natureza social e focado no resgate, preservação e visibilidade da primeira romancista brasileira, a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis. O projeto, de autoria da agência Via Mundo, dará oportunidade a uma estudante quilombola do município de Guimarães-MA de realizar intercâmbio cultural de seis meses em Córdoba, na Argentina.

O convênio foi firmado na semana passada e o projeto é desenvolvido em parceria com outras instituições no exterior com uma visão também social, como a EduQuality, Prefeitura de Guimarães, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, e Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação, e da Inspirar Inovação & Comunicação.

A Bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis faz parte da diretriz de responsabilidade social da Via Mundo e foi inspirada em Maria Firmina dos Reis, que morou em Guimarães, onde se dedicou à educação e desenvolveu suas obras literárias. O município maranhense, por sua vez, receberá um estudante da Argentina para intercâmbio cultural.

“Estamos exercitando o nosso papel social como instituição cidadã, colaborando para o resgate, manutenção e disseminação de pessoas importantes pelo seu trabalho e obra literária. Acredito que só exercendo o social, transformando vidas, é que teremos um trabalho sustentável e com a durabilidade em nossa sociedade”, afirmou Antonio Bacelar, da Via Mundo.

As bolsas de estudo foram concedidas pela agência de intercâmbio maranhense e pela Argentina, a EduQuality.

A proposta é que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos. A temática da troca de experiência cultural terá como foco a disseminação da vida e obra de Maria Firmina dos Reis. A bolsa será ofertada por meio de concurso. Durante a reunião, foi apresentado o edital que regulamenta o processo seletivo para escolha da estudante. Marcelo Cuestas, representante da agência argentina, que receberá a estudante guimarense, diz estar muito contente com essa parceria. “Esta é uma forma de incentivarmos o turismo educacional internacional”, observa.

Carregando