Pessoas em situação de rua fazem teste de Covid na região do Centro de São Luís

Também foram oferecidos serviços de saúde como aferição de glicemia, teste de hepatites B e C, sífilis e outras ISTs.

Fonte: Redação/Assessoria

Em ação promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) e pela Delegacia de Costumes, nessa quarta-feira (31), o governo do Estado levou testes rápidos para a detecção da Covid-19 em pessoas que estão em situação de rua. A ação aconteceu na Praça Antônio Lobo, em frente à igreja de Santo Antônio, no Centro de São Luís. Também foram oferecidos serviços de saúde como aferição de glicemia, teste de hepatites B e C, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“A mobilização busca fazer o monitoramento de quem está em situação de rua pelos motivos mais diversos, trazendo testes para Covid e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, também oportunizamos tratamento psicossocial para quem decidir mudar de vida, levando dignidade e cuidados em saúde a quem, muitas das vezes, não é visto pela sociedade”, informou o coordenador do Caps AD, Marcelo Costa.

A proposta da atividade é tanto contribuir para controle da pandemia entre as pessoas em situação de rua, pelo fato de serem consideradas mais vulneráveis à doença, como também orientar sobre a exposição a outras infecções. Para isso, foram destinados cerca de 100 testes para a Covid-19, além de outros 400 testes rápidos para detecção de ISTs.

Diolinda Serra, de 46 anos, foi uma das pessoas beneficiadas pela mobilização do Caps. “Achei muito boa a ideia. Por não termos condições de ir a uma unidade mista ou posto de saúde, fico contente que tanto eu como outros na mesma situação possam receber esses serviços”, compartilhou.

A ação contou com a presença de equipe multiprofissional composta por farmacêutico, bioquímico, médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Enquanto recebiam atendimento, as pessoas também eram orientadas por assistentes sociais da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). De acordo com o titular da Delegacia de Costume, Joviano Furtado, saúde e assistência social sempre caminham juntos. “As pessoas em situação de rua são bastante vulneráveis e, por isso, precisam da nossa atenção. Para que tenhamos o sucesso esperado, contamos com a presença da Semcas, pois se alguém testar positivo, o município irá providenciar o processo de isolamento, e assim evitaremos que o vírus seja transmitido para outros”, observou.

Fechar