Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Site coloca Rua do Giz, em São Luís, entre as seis mais bonitas do Brasil

Localizada no Centro Histórico, rua foi destacada por reunir exemplos de arquitetura colonial.

O site Casa Vogue publicou uma matéria, nesta segunda-feira, 5, elegendo as seis ruas mais bonitas do Brasil. Entre elas, a publicação destaca a Rua do Giz, localizada no Centro Histórico de São Luís.

Rua do Giz no Centro Histórico de São Luís (Foto: Divulgação)

“Conhecida por sua escadaria de 35 degraus, a Rua do Giz fica no famoso Centro Histórico de São Luís. Além de reunir exemplos de arquitetura colonial, abriga diversas instituições culturais e científicas importantes da capital, como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho”, ressaltou a matéria do site.

Confira abaixo as outras ruas eleitas pelo site como as mais bonitas do Brasil:

Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS)

Rua Gonçalo de Carvalho (Foto: Wikimedia Commons)

Esta foto, você com certeza já viu! É que esta rua na capital gaúcha ganhou a fama de “a mais bonita do mundo” na internet. Os usuários ficaram impressionados com o corredor verde formado pelo paisagismo no caminho. E a fama foi tanta que hoje a passagem é parada obrigatória para os turistas de Porto Alegre! Localizada na divisão entre os bairros Independência e Floresta, a rua foi declarada um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental no município em 2006.

Rua do Bom Jesus, em Recife (PE)

Rua do Bom Jesus, em Recife (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Outra rua nacional que ficou conhecida mundo afora! Em 2019, a publicação americana Architectural Digest listou as 31 ruas mais bonitas do mundo, e a única representante brasileira foi a Rua do Bom Jesus, em Recife — que, aliás, chegou à terceira posição. Não bastassem as fachadas coloridas, o local é riquíssimo em história, datando do século 15. A rua também abrigou a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel.

Rua das Pedras, em Búzios (RJ)

Rua das Pedras, em Búzios (Foto: Divulgação)

Passar por ela é quase obrigatório para quem visita a cidade turística de Búzios, no Rio. Na verdade, a Rua das Pedras é um dos principais pontos turísticos do município — depois das praias, é claro. É conhecida por reunir diversos restaurantes, bares e lojas. Apesar de, oficialmente, ter apenas 600 m de extensão, a região a seu redor acabou sendo englobada pelo comércio local e transformando a área na mais badalada da cidade.

Rua das Flores, em Curitiba (PR)

Rua das Flores, em Curitiba (Foto: Divulgação)

Já citamos por aqui a Rua das Flores, em Curitiba, quando falamos sobre acupuntura urbana. Ela foi a primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil, e hoje também se transformou em um ponto turístico da cidade, reunindo diversas opções de comércio e gastronomia em uma área que ficou conhecida como “Calçadão da Rua das Flores”.

Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA)

Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (Foto: Divulgação)

Apelidada de “a mais charmosa do Brasil”, esta rua encanta sobretudo por seu caminho de pedras e diversas opções de gastronomia. À noite, as luzes criam um clima intimista e romântico para a vida noturna da área. Na plataforma Trip Advisor, a rua também ganhou o selo “Traveller’s Choice 2020” (Escolha do Viajante, em tradução livre).

Carregando