Site coloca Rua do Giz, em São Luís, entre as seis mais bonitas do Brasil

Localizada no Centro Histórico, rua foi destacada por reunir exemplos de arquitetura colonial.

Fonte: Redação / Casa Vogue

O site Casa Vogue publicou uma matéria, nesta segunda-feira, 5, elegendo as seis ruas mais bonitas do Brasil. Entre elas, a publicação destaca a Rua do Giz, localizada no Centro Histórico de São Luís.

Rua do Giz no Centro Histórico de São Luís (Foto: Divulgação)

“Conhecida por sua escadaria de 35 degraus, a Rua do Giz fica no famoso Centro Histórico de São Luís. Além de reunir exemplos de arquitetura colonial, abriga diversas instituições culturais e científicas importantes da capital, como o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho”, ressaltou a matéria do site.

Confira abaixo as outras ruas eleitas pelo site como as mais bonitas do Brasil:

Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS)

Rua Gonçalo de Carvalho (Foto: Wikimedia Commons)

Esta foto, você com certeza já viu! É que esta rua na capital gaúcha ganhou a fama de “a mais bonita do mundo” na internet. Os usuários ficaram impressionados com o corredor verde formado pelo paisagismo no caminho. E a fama foi tanta que hoje a passagem é parada obrigatória para os turistas de Porto Alegre! Localizada na divisão entre os bairros Independência e Floresta, a rua foi declarada um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental no município em 2006.

Rua do Bom Jesus, em Recife (PE)

Rua do Bom Jesus, em Recife (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Outra rua nacional que ficou conhecida mundo afora! Em 2019, a publicação americana Architectural Digest listou as 31 ruas mais bonitas do mundo, e a única representante brasileira foi a Rua do Bom Jesus, em Recife — que, aliás, chegou à terceira posição. Não bastassem as fachadas coloridas, o local é riquíssimo em história, datando do século 15. A rua também abrigou a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel.

Rua das Pedras, em Búzios (RJ)

Rua das Pedras, em Búzios (Foto: Divulgação)

Passar por ela é quase obrigatório para quem visita a cidade turística de Búzios, no Rio. Na verdade, a Rua das Pedras é um dos principais pontos turísticos do município — depois das praias, é claro. É conhecida por reunir diversos restaurantes, bares e lojas. Apesar de, oficialmente, ter apenas 600 m de extensão, a região a seu redor acabou sendo englobada pelo comércio local e transformando a área na mais badalada da cidade.

Rua das Flores, em Curitiba (PR)

Rua das Flores, em Curitiba (Foto: Divulgação)

Já citamos por aqui a Rua das Flores, em Curitiba, quando falamos sobre acupuntura urbana. Ela foi a primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil, e hoje também se transformou em um ponto turístico da cidade, reunindo diversas opções de comércio e gastronomia em uma área que ficou conhecida como “Calçadão da Rua das Flores”.

Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA)

Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (Foto: Divulgação)

Apelidada de “a mais charmosa do Brasil”, esta rua encanta sobretudo por seu caminho de pedras e diversas opções de gastronomia. À noite, as luzes criam um clima intimista e romântico para a vida noturna da área. Na plataforma Trip Advisor, a rua também ganhou o selo “Traveller’s Choice 2020” (Escolha do Viajante, em tradução livre).

Fechar