Chá de gengibre: um grande aliado da saúde

Nutricionista destaca os benefícios desse alimento, como ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório.

Fonte: Safira Pinho

O gengibre é um alimento com diversas propriedades positivas para a saúde, bastante conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. A raiz utilizada há séculos pela medicina tradicional oriental vem atraindo a atenção de pesquisadores e especialistas por apresentar potencial terapêutico frente a várias doenças.

O alimento tem diversos benefícios terapêuticos: ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. “O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas, ajuda na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias”, acrescenta a nutricionista Olímpia Fontenelle.

O gengibre é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. No caso do chá de gengibre, especificamente, os benefícios também estão muito relacionados à liberação dos óleos essenciais que fazem parte da sua composição: timol, carvacrol e eugenol, de acordo com a especialista.

“Esses óleos são os responsáveis principalmente pela ação anti-inflamatória do chá de gengibre. Ou seja, o nosso corpo produz diversas substâncias inflamatórias, como as ocitocinas, mas os óleos essenciais do gengibre podem ajudar a inibir a inflamação”, destaca a nutricionista.

Para obter mais benefícios desse super alimento, separamos um chazinho de gengibre para você. Experimente.

Ingredientes modo de preparo:

1g de gengibre (ou um pedaço de cerca de 2 cm de largura) lavado e descascado para cada 150 mL de água;

Limão (opcional);

Use o método da decocção: ou seja, cozinhe o gengibre junto da água por cinco minutos;

Se quiser, esprema gotas de limão na bebida e acrescente coloque fatias dele;

Beba de uma a três xícaras por dia.

Contraindicações

Gestantes e lactantes (devem usar mediante permissão do médico ou nutricionista);

Pessoas com cálculos na vesícula também devem ter cuidado.

Fechar