Começou a valer nessa segunda-feira (5) mais uma etapa da isenção de taxas para abertura de empresas na Jucema. A suspenção foi anunciada pelo governador Flávio Dino, e assegura, até o dia 4 de junho, custo zero aos empreendedores que formalizarem empresas classificadas como Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Anônima (S/A), Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa. A medida terá validade de 60 dias.
Nessa segunda etapa de isenção, o governo espera estimular o número de novos negócios com uma estimativa de beneficiar cerca de 2.500 empreendimentos.
De acordo com o governo, o cálculo levou em consideração a média mensal de empresas registradas na Jucema, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI) que já possui a taxa de abertura gratuita. Desse total, ainda conforme as projeções da Junta Comercial do Maranhão, as micro e pequenas empresas serão as mais beneficiadas, pois são as categorias que lideram a abertura de novos CNPJs no estado, correspondendo a 98% das formalizações realizadas na Jucema.
Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, essa agenda é urgente e necessária para somar com o conjunto de ações adotadas na esfera estadual para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. “Tivemos números muito positivos no ano passado durante a primeira etapa de isenção. Diante desse cenário novamente preocupante, esperamos que a isenção traga mais uma vez um saldo positivo de novos negócios, gerando mais emprego e renda ao Maranhão nesse momento tão delicado que estamos passando”, explicou o gestor.