Um dos motivos que explicam os altos preços dos carros 0 km no Brasil é a tributação. Um levantamento realizado pela consultoria BDO, a pedido da Exame Invest, apontou que entre os veículos mais vendidos no país os impostos podem representar até 44,78% do valor.
É o caso da Fiat Strada Endurance. Segundo dados da Fenabrave, o modelo é o quarto mais vendido no país e custa 81.233 reais. Sem os impostos, o valor seria de 50.109 reais, ou seja, uma diferença de cerca de 31 mil reais.
Na lista dos 10 mais vendidos, outros dois veículos têm uma tributação que representa 44,78% do valor: a Fiat Toro Endurance (nono mais vendido) e o Jeep Compass Sport (décimo mais vendido). No caso da Toro, sem impostos, o veículo custaria 57.748 reais, enquanto o Compass teria o valor de 83.901 reais. Ao incidir a tributação, os valores são de 93.616 reais e 136.014 reais, respectivamente.
A tributação dos veículos está relacionada à motorização. No caso dos carros 0 km com motor 1.0, a tributação é menor, de 38,13%. Desta maneira, o Chevrolet Onix Hatch, o carro mais vendido do país, sem impostos seria vendido por 40.260 reais. Com os impostos, o valor é de 61.381 reais. Já o Hyundai HB20 seria vendido por 36.308 reais.
Veja a tabela com os 10 modelos mais vendidos do país:
Modelo | 10 mais vendidos (Fenabrave) | Valor sem tributos (abril/21) | Valor com tributos (abril/21) | Carga tributária (%) |
Onix Hatch 1.0 12v flex 5p mec | 1 | R$ 40.260 | R$ 61.381 | 38,13 |
HB20 sense 1.0 flex 12v mec | 2 | R$ 36.308 | R$ 55.356 | 38,13 |
Ka 1.0 s tivct flex 5p | 3 | R$ 32.861 | R$ 50.100 | 38,13 |
Strada Endurance 1.4 FLEX 8v cd | 4 | R$ 50.109 | R$ 81.233 | 44,78 |
T-Cross 1.0 tsi flex 12v 5p mec | 5 | R$ 64.839 | R$ 98.555 | 38,13 |
GOL 1.0 flex 12v 5p | 6 | R$ 37.122 | R$ 56.597 | 38,13 |
Argo Drive 1.0 6v flex | 7 | R$ 39.028 | R$ 59.503 | 38,13 |
Kwid Life 1.0 flex 12v 5p mec | 8 | R$ 27.011 | R$ 41.181 | 38,13 |
Toro Endurance 1.8 16v flex mec | 9 | R$ 57.748 | R$ 93.616 | 44,78 |
Compass Sport 2.0 4×2 flex 16v aut | 10 | R$ 83.901 | R$ 136.014 | 44,78 |
Em entrevista à Exame Invest, Marcio Melo, diretor da área de tributos da BDO e responsável pelo estudo, explicou que os tributos são concentrados na indústria e integrados ao custo. “O maior impacto tributário se dá na saída do automóvel das montadoras, pois grande parte dos tributos é recolhida de forma antecipada.”
Entre os impostos que mais pesam ele destaca o ICMS, o PIS e a Cofins. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota do ICMS é de 13,3%; no caso do PIS é de 2%, e da Cofins, de 9,60%. A alíquota varia de acordo com o estado.
O especialista afirma ainda que, apesar de a tributação ser uma reclamação recorrente do setor, atualmente não existe uma proposta de redução de impostos. Um caso raro foi a redução do IPI em 2008.
“Naquela época, a redução do IPI nos carros mais básicos fez com que houvesse uma procura maior porque os veículos ficaram mais baratos. Hoje o que se discute é a unificação dos impostos por meio da reforma tributária.”