Sebrae lança programa para estimular o empreendedorismo em 51 municípios maranhenses

Serão investidos R$ 5 milhões em estímulo dos pequenos negócios no Estado.

Fonte: Aquiles Emir

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) lança nesta segunda-feira (12), às 10h, o Programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado em 51 municípios. O evento será transmitido às 10h pelas plataformas digitais do Governo do Maranhão e do Sebrae.

O evento contará com a participação do governador Flávio Dino; do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Roberto Tadros; do diretor presidente nacional da instituição, Carlos Melles; além de prefeitos, autoridades legislativas e dirigentes de entidades empresariais.

Para a execução do Cidade Empreendedora,  governo e Sebrae disponibilizaram um aporte de cerca de R$ 5 milhões para ações de estímulo ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento local, priorizando as vocações produtivas e econômicas dos territórios. O programa será coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc).

“O Cidade Empreendedora é também uma forma de ativação econômica no estado. São cinco milhões de reais que vão ser utilizados em projetos de desenvolvimento local, para apoiar nesses 51 municípios o empreendedorismo, a formação e orientação técnica, para que esse segmento possa resistir a esta terrível crise nacional que abateu nosso país”, afirmou o governador Flávio Dino durante a coletiva de imprensa.

O programa une gestão pública a ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, que vão da simplificação e desburocratização da abertura e gestão de pequenos negócios, inclusão de empresas locais em compras públicas, ações de acesso a mercado e a crédito, inserção do empreendedorismo na educação básica municipal, entre várias outras ações.

“Acreditamos muito no poder do empreendedorismo para transformar positivamente realidades e multiplicar oportunidades de crescimento e é esse cenário que queremos ver multiplicado no estado do Maranhão, com o apoio e suporte indispensável do Governo do Estado do Maranhão, que também defende e trabalha por um Maranhão Mais Empreendedor e Sustentável”, afirma do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Para do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, o programa reforça a missão do Sebrae como entidade que acredita no desenvolvimento local por meio do empreendedorismo.

“O Cidade Empreendedora é uma estratégia de desenvolvimento baseada no empreendedorismo, que permite aos municípios contar com toda a expertise e portfólio de soluções do Sebrae em prol de criar um ambiente mais favorável aos pequenos negócios locais, gerar mais oportunidades de emprego, renda e futuro sustentável”, enfatiza Coelho.

Fechar