Equipes de trabalho iniciam o lançamento de vigas na ponte sobre o Rio Pericumã

Obra ligará os municípios de Central e Bequimão.

Fonte: Redação/Assessoria

Equipes de trabalho iniciaram o lançamento de vigas na ponte sobre o Rio Pericumã. Serão utilizados mais de 1,500 toneladas de materiais nesta fase, de acordo com informações do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que destaca: “Pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, os municípios de Central e Bequimão serão conectados por meio de obra dessa proporção”.

O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, acompanhou o andamento dos serviços e conversou com a comunidade. Ele destacou a importância da iniciativa. “É impressionante a importância dessa ponte para toda uma região. Com esse novo momento, a comunidade vai poder se conectar mais ainda com outros municípios e o estado do Pará”, disse.

“A ponte vai nos ajudar demais, vai ficar muito bacana para o nosso trabalho”, comemorou o morador Antônio da Silva, da comunidade quilombola do Quiritua, um das contempladas pela construção da ponte sobre o Rio Pericumã.

A região que é marcada pela atividade pesqueira, vai diminuir a rota em 150km, melhora o trajeto e auxilia no escoamento da produção na região, informou o governo.

As equipes já iniciaram o lançamento das vigas sobre os pilares de concreto, dando maior visibilidade para a ponte que, a cada etapa, ganha uma mega estrutura. São mais de 1,500 toneladas que estão sendo posicionadas.

Serviços no local

Neste mês, os trabalhos estão concentrados na instalação do primeiro conjunto de vigas metálicas sobre o eixo (vão) dos blocos 13 e 14, em solo, do lado de Bequimão.

Serão 28 pares de vigas distribuídas ao longo da ponte, alcançando um total de mais de 1,500 toneladas de materiais neste fase. Agora, os trabalhadores darão continuidade ao processo de montagem e solda dos conjuntos de vigas, para lançamento nos blocos sobre o leito do Rio Pericumã, com a chegada da cábrea no início do próximo mês.

A cábrea é uma plataforma com guindaste de 300 toneladas e será utilizada para garantir precisão e segurança no içamento e lançamento da estrutura metálica. Seguem em andamento ainda os serviços de tratamento do solo mole, do lado de Bequimão, e a escavação das estacas, para concretagem dos blocos 05 a 02, em solo, do lado de Central.

Fechar