Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

HTO utiliza “Prontuário Afetivo” para ajudar na recuperação de pacientes com Covid-19

A atitude reforça o tratamento humanizado adotado pela unidade de saúde para ir além de uma relação profissional.

O “Prontuário Afetivo” é uma das receitas de amor utilizadas pelos profissionais do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) para auxiliar na recuperação dos pacientes em tratamento contra a Covid-19.

Equipe do HTO aplica o prontuário afetivo para ajudar na recuperaçãp dos pacientes (Foto: Divulgação)

 

Atitude que reforça o tratamento humanizado adotado pela unidade de saúde para ir além de uma relação profissional, mas, sim, pautada em gestos de acolhimento e afeto.

A diretora administrativa do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), Luana Rodrigues, ressalta o saldo positivo da iniciativa, que envolve as particularidades de cada paciente, como as músicas que gostam de ouvir, as comidas que preferem, tudo anotado para ajudar na recuperação.  Todos os dias, a alimentação chega quentinha e com mensagens de carinho.

“Mesmo com pouco tempo de termos colocado a ideia em prática, conseguimos perceber a melhora no quadro clínico dos pacientes, assim como em toda a equipe, que tem se sentido muito motivada com a iniciativa. A intenção é que intervenções desse tipo reduzam as implicações emocionais deixadas não só aos pacientes e familiares, mas, também, nos profissionais de saúde que se encontram bastante sobrecarregados”, destacou Luana Rodrigues.

Desenhos personalizados nas embalagens das refeições e mensagens de otimismo como “Comece acreditando no impossível” ilustram cada leito do HTO com o prontuário afetivo, para que os pacientes se sintam acolhidos, com a esperança revigorada de lutar pela recuperação.

A distância se torna um grande adversário para quem luta contra a Covid-19, e a iniciativa do HTO possibilita que a solidão de um leito seja preenchida por mensagens diárias enviadas pelos familares, elementos fundamentais nesse processo de tratamento personalizado.

“As famílias nos passam as informações mais particulares dos pacientes, e, dessa forma, conseguimos alcançar resultados positivos, até mesmo dos que se encontram sedados. A cada reação de estímulo cresce a certeza de continuarmos investindo no prontuário afetivo. Agradeço em nome de toda equipe HTO, pois os pacientes merecem esse olhar cuidadoso e afetuoso”, finalizou Luana Rodrigues.

O HTO é referência em atendimento de casos de média e alta complexidade em todo o Maranhão, e, após a alta de casos do novo coronavírus no estado, foi requisitado, mais uma vez, para auxiliar a rede de saúde no combate à pandemia.

Carregando