Prédio no Centro Histórico de São Luís abrigará Restaurante Popular e IEMA Gastronomia

A previsão é que as obras sejam concluídas em agosto de 2021.  

Fonte: Redação/Assessoria

A primeira unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), dedicada aos estudos da Gastronomia será instalada em um prédio no Centro Histórico de São Luís, de acordo com informações do Governo do Maranhão.

O governo também informou que o prédio abrigará mais um Restaurante Popular do estado, que já conta com 55 unidades de segurança alimentar.

“Vem aí o IEMA Gastronomia! A obra no prédio do antigo INSS, no Centro Histórico, segue em ritmo acelerado. A parte de baixo do prédio será um Restaurante Popular”, informou Felipe Camarão em postagem nas redes sociais.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte das ações do programa Nosso Centro. O antigo INSS citado por Camarão é uma edificação erguida em meados do século 20, localizada na esquina entre a Rua dos Afogados e a Rua do Egito (ao lado do Cine Teatro da Cidade), também conhecida como Edifício Bequimão.

A previsão é que a reforma seja entregue em agosto de 2021.

Restaurante Escola

De acordo com o IEMA, a concepção dessa nova unidade da instituição é semelhante à unidade do Senac [Serviço Nacional do Comércio] no Centro Histórico, que funciona como restaurante escola. Ou seja, no IEMA Gastronomia os alunos terão aulas práticas, e por meio das dinâmicas pedagógicas, serão produzidas as refeições a serem ofertadas no Restaurante Popular, que funcionará no térreo.

Serão disponibilizados cursos variados voltados para a área de gastronomia, como cozinheiro, garçom e de comidas típicas maranhenses, divididos nos seguintes módulos: Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e cursos técnicos.

Inicialmente serão abertas três turmas, sendo dois cursos FICs e um curso técnico. O critério de seleção de estudantes será a ordem de realização da inscrição, o mesmo utilizado nos outros editais do IEMA, mas ainda não foi definida a quantidade de vagas que será aberta.

“Em breve, o Governo do Estado vai inaugurar mais um IEMA, dessa vez, o IEMA Gastronomia. Uma escola 100% voltada para a qualificação profissional gastronômica. Mais uma ação do Governo Flávio Dino que visa capacitação e geração de emprego e renda”, ressaltou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello.

Nosso Centro

O IEMA Gastronomia é uma parceria entre o IEMA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que administra a rede de restaurantes populares do Maranhão – e vai aparelhar a estrutura do equipamento ao término da obra. A ideia é garantir o mesmo padrão existente nos restaurantes em atividade, que oferecem comida balanceada e a baixo custo.

Composto de três pavimentos, o prédio está sendo revitalizado com base em uma tendência na arquitetura conhecida como Retrofit. É um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais moderno, seguro e confortável para os usuários.

O prédio está ganhando reforço estrutural e os serviços incluem instalação de plataforma elevatória vertical, recuperação dos revestimentos da fachada, construções de vedações, esquadrias, escadas e divisórias, modernização das instalações prediais (elétrica, iluminação, hidráulica, sanitária, lógica, telefonia, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de prevenção e combate a incêndio, drenagem, climatização, entre outras), além da implantação de elevadores.

Fechar