Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

“Não podemos relaxar as medidas de prevenção contra o coronavírus”, alerta Dr. Gutemberg

Parlamentar reforça observação, mesmo com a discreta queda na procura por leitos de UTI.

Dr. Gutemberg pede inclusão de pessoas com comorbidades no Plano de Vacinação contra a Covid-19 (Foto: Paulo Caruá)

Em entrevista para a Rádio Nova FM, no Programa Opinião Livre, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Dr. Gutemberg (PSC), analisou o cenário da pandemia nas últimas semanas no Maranhão e destacou as ações da Câmara no combate à Covid-19. O parlamentar voltou a defender a união dos poderes públicos e uma campanha de prevenção em massa contra o coronavírus.

Vereador e médico, Dr. Gutemberg avaliou que em São Luís houve uma redução na ocupação de leitos públicos de UTI (88%) e de enfermaria (78%). Nos leitos privados não tem fila de espera. Mas ele lembrou que, na última quinta-feira, foram registradas 46 mortes por Covid-19.

Para o parlamentar, somente com a vacina e a união de todos a batalha contra a pandemia poderá ser vencida. “Esse quadro só vai melhorar quando mais de 70% da população estiver vacinada. Reconheço os esforços do prefeito Eduardo Braide para ampliar a nossa vacinação. E volto a pedir a consciência coletiva e cívica das pessoas em se proteger e seguir as medidas de proteção de forma cirúrgica”, disse Dr. Gutemberg.

Na Câmara Municipal de São Luís, as atividades presenciais continuam suspensas como medida de segurança. Os vereadores seguem com as sessões de forma on-line. Dr. Gutemberg frisou que a Câmara está sendo presente e parceira da população.

“Com urgência, aprovamos todos os projetos de Lei encaminhados pelo prefeito Eduardo Braide para combater a pandemia. Cito alguns: a compra direta das vacinas, e acrescento que vamos direcionar nossas emendas para a compra de vacinas; Auxílio Emergencial para a cultura e outros. Além disso, na gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda destinamos emendas para a compra de EPI´s – equipamentos de proteção para os profissionais da saúde, e outras ações para vários segmentos da sociedade”, afirmou.

Durante a entrevista, Dr. Gutemberg, que também exerce a função de presidente municipal do Partido Social Cristão (PSC), destacou o encontro do deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do PSC, com o presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), general Oswaldo Ferreira. Na reunião, o deputado Aluísio Mendes mostrou total apoio aos projetos destinados para os hospitais universitários federais na luta contra a Covid-19.

Em outro momento, Dr. Gutemberg lembrou os esforços dos profissionais da saúde para salvar vidas, além das ações e leis que elaborou para ajudar diversos segmentos da sociedade.

“No ano passado, aprovamos várias leis para tentar minimizar os impactos da pandemia. Para os profissionais da saúde, conseguimos o direito ao pagamento de 100% do adicional de insalubridade e outras providências. Também tiveram leis para auxiliar os empresários e emendas para ações sociais. Neste ano, na Semana Santa, destinei emendas para o projeto ‘Peixe na Mesa’ da Prefeitura de São Luís. Vou seguir atuante na busca de mais benefícios”, afirmou Dr. Gutemberg.

Carregando