Fora da disputa pelo título da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona já começa o planejamento de olho na próxima temporada, que começa a partir de julho. Ainda que o clube catalão esteja na briga pelo Campeonato Espanhol, é fato que a diretoria do clube recém eleita quer montar um elenco forte e competitivo pensando apenas na competição de clubes mais importante do mundo. Vale lembrar que na temporada passada, o Barça foi eliminado em uma goleada histórica diante do Bayern de Munique, por 8 a 2.
Diante desse cenário, o presidente Joan Laporta tem a missão de reerguer um clube imerso em dívidas e com a confiança abalada. Para isso, o presidente tem no radar alguns jogadores com os quais gostaria de contar a fim de reforçar o elenco. Seria uma forma de tornar o Barcelona competitivo novamente e voltar a ser destaque em sites de apostas esportivas, como o https://campobet.com/br/sport/prelive.
A ideia da diretoria é contratar jogadores para o ataque, setor no qual o técnico Ronald Koeman tem encontrado dificuldades para montar a equipe titular. Messi é inquestionável e, assim como nas últimas temporadas, tem “carregado o time nas costas”. Griezmann e Dembele, apesar de algumas boas exibições, ainda não conseguiram justificar o alto valor pago pelo clube em suas negociações há algumas temporadas. Ademais, o clube não conseguiu encontrar um substituto à altura do uruguaio Luis Suárez, que assinou com o Atlético de Madrid.
Além deles, o brasileiro Phillipe Coutinho é outro que ainda não entregou o que se esperava. Contratado a peso de ouro junto ao Liverpool – 120 milhões de euros-, o meia já foi emprestado ao Bayern de Munique e está longe de ser peça fundamental no Barça atual. Para piorar, sofreu uma lesão no joelho esquerdo que o afastará dos gramados pelo próximos quatro meses.
Alguns nomes estão no radar do Barça. O primeiro deles é o do argentino Kun Aguero, que já anunciou sua saída do Manchester City ao término da atual temporada. O atacante de 32 anos está em baixa na atual temporada – participou de apenas 12 jogos e marcou somente 3 gols – muito por causa das lesões e também por ter se contaminado com o novo coronavírus. De todo modo, Aguero segue sendo um dos atacantes mais letais do mundo.
Outro fator importante é a sua relação com Messi. Os dois são amigos pessoais e jogam juntos na seleção argentina desde as equipes de base. São companheiros de concentração e mantêm uma relação muito próxima. Caso seja contratado, Aguero pode convencer Messi a permanecer no Camp Nou, algo cada vez mais improvável, já que o camisa 10 já manifestou o desejo de deixar o Barça, mas só não o fez por causa de uma cláusula em seu contrato.
Outro fator a favor de sua contratação é que o atacante argentino quer jogar no Camp Nou. Ele quer assinar pelo Barcelona, a despeito do interesse de outros clubes, como Chelsea, PSG e Juventus, Independiente. Aguero tem vontade de retornar à Espanha, onde atuou por dez anos, com a camisa do Atlético de Madrid. Esse desejo de atuar no Barça pode ser decisivo inclusive no quesito econômico, já que o atleta estaria disposto a baixar sua pedida salarial.
Na mídia espanhola, o jornal Marca, um dos mais conceituados do mundo, afirma que Aguero agrada parte da diretoria e também o elenco, mas sofre alguma resistência por parte do técnico Koeman. Isso porque, o holandês prefere outro jogador para reforçar o setor: Memphis Depay, que atualmente defende Lyon. Com 27 anos, o jogador é o atual capitão da equipe francesa e principal jogador do clube.
O contrato de Depay com o Lyon termina em junho e o presidente do clube, Jean-Michel Aulas, disse recentemente em entrevista coletiva que uma eventual saída do atleta não será condenada pela diretoria do clube. “Ele tem o direito de fazer o que achar melhor. Se decidir assinar por um clube maior que o Lyon, não há problema. Se ele decidir ficar, estaremos felizes”, afirmou o dirigente. Segundo o Marca, Depay tem propostas de Liverpool e Juventus, mas seu desejo é atuar no Barça.
A terceira opção é Lautaro Martinez, que defende a Inter de Milão. O atacante argentino de 23 anos é o nome mais próximo do que o técnico Koeman deseja para um centroavante. Um atleta rápido, com presença de área, alguma habilidade e experiência internacional. O grande problema da contratação é o dinheiro, algo que o Barcelona não tem no momento.
Ao contrário de Aguerdo e Depay, Lautaro tem vínculo com a Inter e só deixaria o clube italiano caso alguma proposta seja feita. As conversas iniciadas ainda na temporada passada sempre esbarraram nos valores pedidos pela Inter de Milão, algo que não deve mudar neste momento, sobretudo em um cenário de crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Na atual temporada, Lautaro marcou 16 gols em 37 partidas.