Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura mantém fiscalização em feiras e mercados de São Luís

Nos próximos dias, outras fiscalizações em locais de comercialização de alimentos serão realizadas

Prefeitura mantém fiscalização em feiras e mercados de São Luís. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura tem intensificado a fiscalização de feiras e mercados em São Luís. As ações estão sendo desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para averiguar o cumprimento dos protocolos e medidas sanitárias, a qualidade dos alimentos e as condições de comercialização dos produtos.

Nesta primeira etapa, de acordo com a pasta, o trabalho teve caráter educativo, com base nas premissas da Vigilância Sanitária de fiscalização e posterior orientação acerca das condutas a serem utilizadas. Durante as ações, foram constatadas irregularidades voltadas à manipulação de alimentos e demais medidas sanitárias.

A próxima fase constará da convocação de gestores de mercados e feiras para a elaboração de um plano de ação, com prazos definidos para sanar as irregularidades constatadas e voltadas ao uso de alimentos. O trabalho será feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e Abastecimento (Semapa).

Um balanço do órgão aponta que, entre os meses de fevereiro e março deste ano, foram fiscalizados 31 mercados e feiras. Os fiscais averiguaram, entre outros pontos, a comercialização de pescados, carnes bovinas e suínas e o cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid.

Nos próximos dias, outras fiscalizações em locais de comercialização de alimentos serão realizadas. Além do monitoramento da conduta de responsáveis por feiras e mercados, desde o início do ano, a Vigilância Sanitária também verifica o cumprimento das medidas de restrição social em estabelecimentos, determinadas por órgãos governamentais. Entre elas, está a fiscalização em supermercados, academias, barbearias e em outros locais, conforme consta no decreto municipal em vigência, em enfrentamento à pandemia na capital.

Carregando