Obras no aeroporto de Barreirinhas chegam à fase final

A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano. 

Fonte: Aquiles Emir / Ministério do Turismo

A cidade de Barreirinhas, uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ganhará em breve uma nova estrutura para reforçar a recepção de visitantes. Com investimentos de R$ 9 milhões dos governos federal e do Maranhão, chegam à fase final as obras do aeroporto local, que vai ajudar a movimentar o fluxo de viajantes à cidade distante 255 quilômetros de São Luís, capital do estado. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura do estado realizam os ajustes finais no espaço, cujo terminal de passageiros recebeu um aporte de R$ 3,9 milhões do Ministério do Turismo, e será reequipado e mobiliado com recursos do Ministério da Infraestrutura. O local dispõe de área de embarque e desembarque, banheiros – incluindo instalações a pessoas com deficiência -, saguão, setor de exposição, lojas e um anexo administrativo.

A nova estrutura do Aeroporto de Barreirinhas comportará voos comerciais e particulares, proporcionando mais comodidade a quem visita o município, além de fomentar a geração de divisas, emprego e renda na região. O terminal, com capacidade de atender 300 pessoas por dia, vai poder receber aeronaves do modelo Airbus A319, com ocupação média de 120 passageiros.

O secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, aponta benefícios da obra. “Será mais uma alternativa de transporte para quem quer conhecer um local paradisíaco e que não precisará enfrentar horas de estrada para chegar até a cidade.  O aumento no turismo eleva também a geração de emprego e renda no município, movimentando a economia, auxiliando no crescimento do comércio local e garantindo o desenvolvimento da região”, destaca.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura já autorizou o início da construção de cerca operacional e de guarita no Aeroporto de Barreirinhas, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, bem como o ajuste de faixas de pista e de áreas de segurança do terminal.

Roteiro

Os Lençóis Maranhenses integram a conhecida Rota das Emoções, que também engloba atrativos dos estados do Piauí e do Ceará. O percurso inclui ainda o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e o Delta do Parnaíba (PI), com imponentes espelhos d’água e mangues, formando um percurso que alia belezas naturais, cultura, história e gastronomia.

Fechar