A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), terá os postos de vacinação contra a Influenza (H1N1) na capital funcionando neste sábado, dia 8 de maio, em 16 unidades de saúde da cidade, das 8h ao meio-dia.
De acordo com a Coordenadoria de Imunização da Semus, serão vacinadas as crianças entre seis meses e menores de seis anos cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação, além de gestantes, puérperas com 45 dias de parto e trabalhadores de saúde (ativos e instituições hospitalares).
Para se vacinar, basta estar enquadrado (a) no público-alvo e levar a carteira de vacinação. A vacina contra a influenza faz parte da rotina de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e seguida pelos estados e municípios.
Esta etapa da campanha contra a influenza prosseguirá, conforme calendário específico da coordenadoria de imunização da Semus, até o dia 10 deste mês. Após esta data, nova programação será divulgada.
De acordo com o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a campanha segue o planejamento especificado. “Todas as etapas são planejadas com base nas coberturas específicas, nos lotes disponíveis de vacina e na obediência das questões sanitárias. Por isso, houve a separação por públicos. A oferta neste sábado é para ofertar uma opção de serviço para quem não tem tempo de comparecer nos postos nos fins de semana”, afirmou.
Posteriormente serão vacinados, em dias específicos, os idosos com 60 anos ou mais, os professores das escolas públicas e privadas, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as pessoas com deficiência permanente, os membros dos povos indígenas, além das forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Mais
Também constam no público-alvo da vacina contra a influenza caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Públicos a serem contemplados neste sábado (8)
Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação)
Gestantes, puérperas com 45 dias de parto
Trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares)
Unidades de saúde que estarão abertas neste sábado, dia 8 de maio
CS ANTÔNIO CARLOS REIS (OLÍMPICA I) – Rua 2, quadra 64, Bloco A
CS FABICIANA MORAES – Rua 5, Conjunto Habitar Nice Lobão
CS TURU – Avenida 7, Conjunto Habitacional Turu
CS GENÉSIO RAMOS FILHO – Rua Padre Vieira, sem número, Cohab Anil IV
CS COHAB ANIL – Avenida 4, sem número, Cohab Anil 4
CS SÃO FRANCISCO – Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, São Francisco
CS VILA NOVA – Praça Sousa Gomes, sem número, Vila Nova
CS VILA BACANGA/EMBRIÃO – Avenida dos Portugueses, sem número, Vila Bacanga
CS CLODOMIR PINHEIRO COSTA – Avenida Principal, sem número, Anjo da Guarda
CS AMAR – Rua Deputado Luís Rocha, Vicente Fialho
CS LIBERDADE – Rua Machado de Assis, Liberdade
CS Dr. JOSÉ CARLOS MACIEIRA – Avenida dos Africanos, Sacavém
CS SÃO CRISTÓVÃO – Travessa Campo da Estrela, sem número, São Cristóvão
CS SÃO RAIMUNDO – Avenida José Sarney, sem número, Mauro Fecury II
CS SANTA BÁRBARA – Rua Principal, nº180. Santa Bárbara
CS LAURA VASCONCELOS – BR-135, sem número, Estiva