Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Com mais leitos para Covid-19 em outras unidades, HTO volta a se dedicar a cirurgias

Foram liberados 10 leitos de UTI na unidade, que é gerenciada pelo Instituto Invisa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Abertura de novos leitos Covid-19 liberam UTIs do HTO para cirurgias ortopédicas. (Foto: Julyane Galvão)

Com a inauguração de 60 leitos no Hospital de Campanha em São Luís, no dia 31 de março, e a expansão feita desde o início do ano em outras unidades, o Governo do Maranhão liberou 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), outrora dedicados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, para o retorno de cirurgias ortopédicas.

A reorganização do sistema de saúde aconteceu no dia 6 de maio, no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado na antiga Clínica Eldorado.

Com a criação de novos leitos exclusivos para Covid-19, não fazia sentido o governo estadual manter reduzidas as cirurgias ortopédicas no HTO.

Além disso, não há o risco de saturação dos leitos para coronavirus na Ilha de São Luís. A ocupação tem caído nas últimas semanas, justamente pelo esforço de abertura de novos leitos desde o começo de 2021.

O HTO conta com 44 leitos, sendo 30 destinados à ortopedia e traumatologia, dois para pediatria cirúrgica, dois de pediatria clínica e 10 para UTI adulto. A unidade é gerenciada pelo Instituto Invisa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Carregando