O que é Dropshipping? Vale a pena para o e-commerce?
Se você tem vontade de abrir uma loja virtual ou ouviu falar do modelo dropshipping para criar um e-commerce, vai gostar de conhecer um pouco mais sobre essa nova estratégia aqui neste post.
O Dropshipping é um modelo de negócios cada vez mais utilizado pelos empreendedores digitais e nós vamos discutir o assunto para você descobrir se ele vale a pena.
Já imaginou criar uma loja virtual sem ter estoque? Sabemos que este é o maior investimento de quem deseja fazer vendas online por meio de um e-commerce. Agora imagina poder cortar esse investimento e conseguir faturar muito todos os meses com o seu próprio negócio. É isso que o Dropshipping veio solucionar!
O mundo digital surge com muitas soluções interessantes para quem deseja ser dono do próprio negócio. Neste post, vamos focar em conhecer o Dropshipping e os elementos principais do seu sucesso no meio dos negócios digitais. Quem sabe assim você não se sente motivado a investir neste modelo?
Entenda o que é Dropshipping
O Dropshipping é um modelo de e-commerce em que o empreendedor não precisa investir em estoque para fazer suas vendas. Elas vão acontecer normalmente pelo site, mas quando o cliente fecha a sua compra, o pedido é enviado aos fornecedores da loja que ficam responsáveis por fazer a separação e entrega do produto na casa do cliente final.
Esse modelo de vendas pode ser muito satisfatório para quem deseja abrir uma loja virtual, mas não tem muito dinheiro para investir. No entanto, existem alguns detalhes que o empreendedor deve ficar atento, uma vez que o seu fornecedor passa a participar diretamente da experiência que o cliente vai ter.
Por isso, ao investir no dropshipping, o empreendedor abre mão de ter contato direto com o produto e de ser responsável pela logística e em troca tem a possibilidade de investir dinheiro somente depois que a compra já foi feita pelo cliente, o que diminui muito os riscos de um novo empreendimento.
Vamos ver as vantagens e desvantagens para descobrir se o Dropshipping vale a pena?
Vantagens do Dropshipping
- Investimento inicial muito baixo: Um dos maiores investimentos de uma loja virtual é o estoque e no modelo dropshipping não é o lojista que fica responsável por ele. Isso também pode ajudar na redução de perdas, pois a compra com o fornecedor só é feita depois que a loja recebe o pedido do cliente.
- Início Imediato do projeto: Você não precisa esperar a mercadoria chegar e pode começar muito mais rápido do que um e-commerce tradicional ou loja física. Basta criar a sua loja virtual, acertar os detalhes com fornecedores e se organizar para começar a vender.
- Operação descomplicada: a operação é muito simples, pois você não fica responsável pelo produto, pela entrega ou até mesmo alguns detalhes do pós-venda como trocas e devoluções. Tudo é feito pelo fornecedor e você não pega as dores de cabeça.
- Não precisa de local físico: você não vai precisar de local físico nem para armazenar estoque, muito menos para vender. Tudo pode ser feito no conforto da sua casa, trabalhando em home office do seu computador ou celular.
- Não precisa de muitos colaboradores: como a operação é descomplicada, o empreendedor consegue fazer todo o trabalho, pelo menos inicialmente, se ele se dedicar em aprender um pouco de tudo para desenvolver o seu negócio.
Desvantagens do Dropshipping
- Lucro menor: você vai pagar por essa operação descomplicada na forma de preços maiores. Como o seu fornecedor fica responsável por grande parte da operação, o preço do produto pode ser um pouco maior, o que vai diminuir a sua margem de lucro.
- Você não tem controle do estoque: apesar de eliminar a dor de cabeça, ter controle do estoque pode garantir que você perca algumas vendas no meio do caminho. Ainda assim, existem alguns fornecedores que dão acesso ao estoque para que o lojista tenha uma noção, o que minimiza, mas não resolve o problema.
- Problemas com fornecedores ruins: os fornecedores ruins podem estragar a reputação do seu negócio, pois embora muito da responsabilidade seja deles, se algo dá errado, será o nome da sua loja que estará envolvido. Por isso é importante escolher bons fornecedores para ter sucesso no dropshipping.
Vale a pena o Dropshipping como e-commerce?
Para decidir se o Dropshipping pode ser um bom investimento, vale a pena lembrar que muitos empreendedores de sucesso já estão ganhando dinheiro com essa modalidade.
Junto a isso, deve-se reconhecer que o risco do investimento é muito baixo, pois não é preciso gastar muito para montar uma boa loja virtual no modelo dropshipping.
Portanto, ao comparar as vantagens e desvantagens do Dropshipping, podemos perceber que este é um negócio que pode dar muito lucro. Suas desvantagens podem ser contornadas e o risco de erro pode ser diminuído com muito estudo sobre o assunto.
Para te ajudar, preparamos algumas dicas para você montar o seu e-commerce no modelo dropshipping e ter mais chances de sucesso no seu investimento.
Como criar uma loja virtual com dropshipping
Abaixo nós vamos discutir o básico para que você tenha um negócio digital no modelo dropshipping que pode ser um sucesso. A partir daí, você tem condições de procurar saber mais sobre o assunto e começar a montar o seu projeto de loja virtual dropshipping sem maiores problemas.
Se quiser um guia mais completo, recomendamos que você faça um curso que te ensine passo a passo tudo que você precisa saber para montar o seu negócio. E vamos as dicas!
Escolha boas ferramentas
Você não vai precisar investir em estoque, operações de logística e pós-venda, então aproveite para investir em ferramentas que podem te ajudar a ir mais longe e melhorar a qualidade do seu e-commerce. Quando falamos de ferramentas, estamos falando de estrutura online para abrigar a sua loja virtual.
Por isso, seu investimento deve ser em produtos como domínio, hospedagem do site, plataforma de e-commerce, servidor vps e até mesmo em profissionais para te ajudar na etapa inicial, como design do site, logotipo, segurança do site, entre outras etapas.
Aproveite os benefícios de custo do Dropshipping para investir o seu dinheiro onde normalmente não sobraria tanto. Mesmo que você possa aprender sozinho, vale a pena investir no trabalho freelancer de um profissional para colocar as coisas no lugar e você focar em fazer vendas.
Escolha bons fornecedores
Escolher bons fornecedores para a sua loja virtual é essencial no modelo dropshipping. Como eles são parte principal do sucesso da sua marca, é preciso que o trabalho deles seja impecável para que o cliente se sinta satisfeito, compre mais vezes e indique a sua loja aos amigos e conhecidos.
Se você não escolher bons fornecedores, vai acabar tendo dor de cabeça nos pedidos, perdendo clientes e sujando a sua marca. Por isso, pesquise bastante antes de escolher seus fornecedores, veja aqueles que se destacam, que já possuem experiência com outros clientes e que são transparentes em suas operações.
Procure também informações com quem já comprou e peça referências dos fornecedores que escolher. Dê preferência também àqueles que fornecem acesso ao controle de estoque para que você tenha maior controle dos pedidos e não perca vendas.
Acompanhe a operação do fornecedor
Sempre que possível acompanhe as entregas e tenha contato direto tanto com o fornecedor quanto com o cliente. Esse acompanhamento de perto vai garantir que você esteja informado sobre a entrega e todos os outros processos que, embora não seja responsável, levam o nome da sua loja.
É importante, inclusive, selecionar seus fornecedores por essas facilidades que eles podem oferecer, como acompanhamento do pedido. Isso vai de encontro com a transparência que eles precisam mostrar para conseguir a sua confiança e serem seus parceiros.
Invista no atendimento ao cliente
Pode ser que no meio do caminho você tenha alguns problemas com pedidos, até mesmo por eles estarem nas mãos do seu fornecedor. Por isso, é importante que você tenha um atendimento ao cliente humanizado capaz de ter empatia para entender o problema e ajudar o cliente a resolvê-lo.
Portanto, é essencial que o seu setor de atendimento ao cliente seja capaz de trabalhar para que a experiência de compra seja satisfatória e, muito mais do que incentivar o cliente a fazer novas compras, fazê-lo recomendar o seu e-commerce para pessoas mais próximas, criando uma captação orgânica de novos clientes.
Alimente suas redes sociais com conteúdo
O conteúdo é parte importante para a atração de novos clientes e para despertar neles o interesse de conhecer a sua loja virtual. Por isso, você precisa estar em todas as redes sociais para que seu cliente possa ter atenção, pois é a partir daí que você começa a estreitar relações com seus leads e clientes, aumentando a possibilidade de fazer mais vendas.
Para criar conteúdo de qualidade, veja o que as outras lojas estão fazendo para fazer um benchmarking. Assim você vai conseguir ter uma ideia do que pode funcionar como conteúdo e criar suas próprias estratégias de acordo com o que o seu público parece responder melhor.
Aproveite as métricas das redes sociais para conhecer melhor o seu público-alvo. Dessa forma você consegue ser mais certeiro nos conteúdos. E por fim, invista em formatos diferentes de conteúdo, como fotos, vídeos, artes, legenda e outros recursos que a rede oferece para que você possa integrar a “cara” da sua empresa com o estilo de consumo das redes.
Divulgue o seu e-commerce
Você pode divulgar o seu e-commerce de diversas formas diferentes. O primeiro passo é criar conteúdo para as redes e depois pode diversificar com anúncios pagos no Google e Facebook Ads e outra estratégia muito promissora para tornar o seu e-commerce conhecido: divulgar em marketplaces famosos.
Empresas como a Magazine Luiza, Americanas, Amazon, Casas Bahia, entre outras, permitem que você anuncie seus produtos e faça suas vendas utilizando a vitrine virtual deles.
Essa é uma ótima forma de divulgar o seu e-commerce, uma vez que, por estar começando, você tenha menos credibilidade do que as grandes empresas, então por que não colaborar com elas?
Você também pode utilizar influenciadores, promoções, sorteios e outras estratégias de divulgação. O importante mesmo é que a sua estratégia seja bem definida para ter um resultado satisfatório que te traga muitos clientes.
Aprenda com quem tem sucesso na área
E por fim, uma dica muito importante é sempre dar valor ao conhecimento de quem já trilhou o caminho que você trilha e chegou ao destino que você quer chegar. Na internet você encontra muitas pessoas ensinando passo a passo como ter um dropshipping de sucesso e você pode aprender muito com estes profissionais.
Para começar, você pode conferir os vídeos gratuitos disponíveis no YouTube, seguir os profissionais no Instagram e procurar quais são seus resultados para que você possa decidir quais deles pode te ajudar a faturar muito no dropshipping.
Conclusão
Depois de tudo que nós falamos, deu para perceber que o Dropshipping é um modelo de e-commerce que vale a sua atenção caso você se interesse em criar uma loja virtual.
Contudo, é importante sempre ter em mente que o seu negócio só vai dar certo se você tiver paciência para estudar muito e aprender com as técnicas que estão dando certo no mercado.
Gostou de saber o que é Dropshipping? Acha que este tipo de negócio vale a pena o investimento para o seu perfil de empreendedor? Deixe o seu comentário abaixo nos contando qual a sua opinião sobre o assunto e compartilhe este post com seus amigos que se interessam por negócios digitais.