Governo e municípios da Grande Ilha alinham vacinação com novas doses contra Covid-19

A vacinação será realizada com as doses extras da AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde, para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19

Fonte: Da redação com Assessoria

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, se reuniu nesta segunda-feira (24) com os secretários municipais de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar para definir o público-alvo e as estratégias de imunização da população que faz parte da Grande Ilha.

A vacinação será realizada com as doses extras da AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde, para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. As 300 mil doses chegaram ao Maranhão ainda na tarde desta segunda (24) e foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esse quantitativo de vacinas pode imunizar até 20% da população. “A partir desta terça-feira (25), os municípios de São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa receberão as doses que vão nos permitir acelerar o processo de imunização. Nesta reunião, pudemos decidir o público que vai ser beneficiado inicialmente e as estratégias para realizar essa imunização. O importante é vacinar mais e mais rápido, além de estarmos todos unidos com um objetivo só, cuidar das pessoas”, avaliou o secretário Carlos Lula.

Quanto ao público-alvo a ser imunizado, será seguida a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), dessa forma, serão imunizados trabalhadores da indústria, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, além de pessoas com deficiência, a partir de 45 anos.

Durante a reunião também ficou definido que os quatro municípios receberão parte dos testes de antígeno para ofertar o exame para diagnóstico da Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde. A SES distribuirá os testes tão logo sejam entregues pelo Ministério da Saúde.

Reforço

Como apoio às Secretarias Municipais e para agilizar a imunização do novo grupo, na próxima quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde reativará o drive-thru da vacinação no estacionamento do Pátio Norte Shopping para atender a população de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Fechar