HTO é certificado com alta conformidade às práticas de segurança do paciente

A Anvisa promove anualmente a avaliação para hospitais com leitos de terapia intensiva desde 2016.

Da redação: Vinicius Bogea

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, HTO, que é gerenciado pelo Instituto Vida e Saúda (Invisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, conquistou o certificado alta conformidade às práticas de segurança do paciente, após avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“O HTO obteve a alta adesão devido a implementação de boas práticas, constante controle e monitoramento, e, principalmente, graças a toda equipe que trabalha diariamente pelo cuidado dos pacientes internados na unidade de saúde”, destacou a dra. Luana Rodrigues, diretora administrativa.

A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (hospitais prioritários) desde 2016. Esta iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

A enfermeira Jhessica Gomes, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HTO, destacou a satisfação em ver a unidade de saúde sendo reconhecida pelo seu trabalho em prol da população maranhense: “Enquanto enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HTO, sinto-me lisonjeada por ver que os resultados sobre as práticas de segurança do paciente foram alcançados com êxito”.

O HTO possui 46 leitos, sendo 10 de UTI, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos.

Fechar