Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Proteja os dados da sua empresa contra hackers

A maior parte das pequenas e médias empresas não estão totalmente protegidas contra este tipo de ameaças.

(Foto: Pixabay)

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, sendo preciso investir em estratégias de segurança digital. Confira aqui como proteger os dados da sua empresa contra hackers.

Os ataques à segurança dos dados na internet estão cada vez mais constantes e avançados. A maior parte das pequenas e médias empresas não estão totalmente protegidas contra este tipo de ameaças.

Este problema é uma das principais preocupações da equipe de TI e dos donos das empresas. Afinal, existem dados importantes que podem cair nas mãos de hackers, como contratos, dados pessoais de colaboradores, planos de negócios e dados financeiros.

Os profissionais que trabalham com segurança da informação estão constantemente combatendo os criminosos da internet. Hoje em dia tudo está conectado, fazendo com que a segurança da informação seja muito importante, independentemente do tamanho da empresa.

Segurança da Informação

A segurança da informação abriga todas as ações para impedir que dados e informações confidenciais sejam acessadas por pessoas não autorizadas, evitando a divulgação ou destruição destes dados.

Além disso, garante que os negócios da empresa ocorram sem preocupação, fazendo a detecção, documentação e combatendo as ameaças aos sistemas e dados.

Mas, muitas empresas, principalmente as pequenas e médias empresas, não possuem estrutura ou orçamento para contratar uma empresa de TI ou criar um departamento interno para estes fins. Então, existem algumas ações que podem proteger os dados das empresas contra as ameaças. Saiba mais!

Como proteger a sua empresa contra os hackers

  1. Cuidados com softwares

Uma forma de evitar o ataque de hackers às informações da empresa é prestando atenção nos softwares. Adquirir somente softwares originais evita a contaminação por malwares, além de minimizar o risco de falhas e ter suporte técnico da empresa fornecedora do software.

Além disso, mantê-los sempre atualizados corrige vulnerabilidades e bugs no sistema, bem como sempre acrescentar novas funcionalidades e melhorar o funcionamento.

  1. Instale uma VPN gratuita para proteger o PC

Uma VPN (virtual private network, Rede Virtual Privada em tradução livre) pode conectar os computadores da empresa além de possibilitar o acesso remoto ao sistema da empresa, para home office ou colaboradores em viagem corporativa. Ele pode proteger os dados da empresa, pois permite que as pessoas naveguem de forma “anônima”, escondendo dados como local e endereço de IP, mediante acesso autenticado com login e senha.

Além disso, é indicado para aumentar ainda a segurança em transações bancárias on-line, essencial para o cotidiano da empresa. Hoje é possível instalar VPN grátis para proteger seu PC e o de sua empresa. Atualmente você já pode fazer uma avaliação gratuita para conhecer melhor a VPN.

Assim, será possível proteger os dados da empresa e facilitar a conexão dos colaboradores ao sistema, de forma segura, mesmo que remotamente. Afinal, a VPN traz uma camada extra de segurança para a rede da empresa.

  1. Criptografia de dados

Criptografar dados como documentos, acessos e planilhas garante que os hackers não utilizarão seus dados, mesmo se conseguirem acessar seu sistema. Isso porque eles ficarão indecifráveis para as pessoas que não tiverem acesso autorizado para aquelas informações.

  1. Backup em nuvem

Fazer backup dos arquivos e até dos e-mails em nuvem protege os dados e informações em um ambiente totalmente remoto, com qualidade e segurança. Além disso, oferece a facilidade de acessá-los de qualquer lugar.

Sem contar que os arquivos guardados em nuvem não se perdem. Assim, além de proteger contra os ataques de hackers, protege as informações em casos de incêndio, roubos e danos físicos aos equipamentos da empresa.

No geral, fazer o backup em nuvem oferece muitas vantagens, como: acessibilidade, disponibilidade, compartilhamento, facilidade na recuperação de dados, agilidade e custo reduzido. Mas, é fundamental contar com um parceiro de confiança e que entregue as melhores soluções em tecnologia.

  1. Antivírus nos computadores da empresa

É essencial instalar softwares antivírus em todos os computadores da empresa, pois novas ameaças surgem a todo momento, podendo vir de qualquer lugar. Ou seja, através da internet, e-mail ou por meio de mídias removíveis.

Mas as maiores ameaças estão nos computadores que acessam a rede da empresa, até mesmo tablets e smartphones podem infectar facilmente a rede. Nestes casos, se o usuário não tiver conhecimento e os dispositivos não tiver antivírus instalado.

  1. Senhas mais seguras

Hoje em dia existem diversas ferramentas para descobrir senhas on-line. Então criar senhas mais seguras e orientar os colaboradores para isso é essencial para a proteção dos dados da empresa.

Além disso, é importante conscientizar toda a sua equipe sobre alterações de senhas. Afinal, mudar as senhas periodicamente pode trazer riscos à segurança digital, já que deixa o sistema mais vulnerável a hackers.

Isso acontece porque, ao alterá-las, as pessoas tendem a realizar pequenas mudanças, facilitando assim para que cibercriminosos adivinhem o acesso. Mesmo aquelas consideradas mais fortes podem aumentar esse risco, já que muitas pessoas apenas acrescentam um número ou letra ao final.

  1. Treinamento de colaboradores

É essencial que a empresa invista em treinamento de segurança de dados para seus funcionários, juntamente com outros treinamentos pertinentes. A organização pode também criar um manual de proteção de dados, além de um código de ética ou termo de confidencialidade em relação aos dados e informações para compartilhar com a equipe.

Isso ajudará a evitar vazamento e compartilhamento de dados por parte dos colaboradores. Caso a empresa tenha um departamento de TI, os próprios colaboradores deste setor podem ajudar no treinamento para os outros colegas, compartilhando a responsabilidade de segurança da informação com toda a equipe, tornando-a mais forte.

Carregando