Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Divulgada programação da vacinação contra H1H1 e testagem da Covid-19 em São Luís

O cronograma foi organizado para que as pessoas possam ter acesso aos atendimentos durante os dias de ponto facultativo na cidade.

Prefeitura de São Luís informou a programação da vacinação contra a Influenza e testagem da Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que vai alterar a programação da vacinação contra a Influenza/H1N1 na capital e das testagens contra a Covid-19 nesta quinta (3) e sexta-feira (4), por conta dos feriados de Corpus Christi e do ponto facultativo no Município, conforme Decreto nº 57.011, de 31 de maio de 2021.

O cronograma de atendimento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para que as pessoas possam ter acesso aos atendimentos durante os dias de ponto facultativo na cidade. Nesta quinta-feira (3), as testagens estarão disponíveis em locais específicos. Já a vacinação contra a gripe será parcialmente suspensa na quinta-feira (3) e sexta-feira (4) e retornará no sábado (5).

Na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4), as testagens contra a Covid-19 estarão disponíveis das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nestes dias, apenas três locais farão o procedimento e com limite máximo de atendimento (até 100 pessoas por dia por local): os Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, no Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos e no Centro de Saúde Genésio Ramos Filho no conjunto Cohab/Anil).

No sábado (5), as testagens contra a Covid-19 estarão disponíveis das 8h ao meio-dia nos seguintes locais: Centro de Saúde Amar, na Rua Deputado Luís Rocha, Vicente Fialho; Centro de Saúde Olímpica I; Centro de Saúde Fabiciana Moraes, do São Cristóvão; e Centro de Saúde Laura Vasconcelos (BR-135, sem número, Estiva).

A testagem, além dos locais citados, também começou a ser ofertada, inicialmente, para os profissionais de saúde na Unidade Mista do São Bernardo e na UPA da Zona Rural. Posteriormente, outras unidades deverão ofertar o serviço, inclusive para o público em geral.

No caso das testagens (em pessoas acima de 18 anos de idade) é feito o teste de antígeno, realizado a partir de objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo. Após recolhimento do material específico é colocado no acessório algumas gotas de reagente próprio e o resultado sai em 15 minutos. Nos casos positivos de exame, o usuário é encaminhado para o Laboratório Central de São Luís (Lacem), na Rua 23 de novembro, nº89, Edifício Alphard, Bairro Camboa.

O exame via antígeno é considerado eficaz, pois através de amostras coletadas por meio do swab (objeto estéril no nariz), é possível identificar o vírus na fase nascedoura da doença. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.

Gripe

Já a imunização contra a influenza será ofertada no sábado (5) das 7h ao meio-dia nos 16 pontos do programa Saúde na Hora (cuja lista consta no site da Prefeitura de São Luís).

A vacinação contra a Influenza está sendo ofertada para gestantes e puérperas com 45 dias de parto, trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares), idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação) também poderão ser imunizadas.

Saiba Mais 

PÚBLICOS CONTEMPLADOS INFLUENZA

– Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis) que perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação)

– Gestantes e puérperas com 45 dias de parto

– Trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares)

– Idosos com 60 anos ou mais

– Professores de escolas públicas e privadas

PROGRAMAÇÃO TESTAGEM

Quinta-feira (das 8h às 12h e das 13h às 17h)

Somente nos Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, no Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos e no Centro de Saúde Genésio Ramos Filho no conjunto Cohab/Anil)

Sexta-feira (das 8h às 12h e das 13h às 17h)

Somente nos Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves (Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, no Centro de Saúde José Carlos Macieira, na Avenida dos Africanos e no Centro de Saúde Genésio Ramos Filho no conjunto Cohab/Anil)

Sábado (das 8h ao meio-dia)

Centro de Saúde Amar, na Rua Deputado Luís Rocha, Vicente Fialho

Centro de Saúde Olímpica I, Cidade Olímpica

Centro de Saúde Fabiciana Moraes, do São Cristóvão

Centro de Saúde Laura Vasconcelos (BR-135, sem número, Estiva)

INFLUENZA

Quinta-feira (3)

Não funcionam pontos para vacinação

Sexta-feira (4)

Não funcionam pontos para vacinação

Sábado (5) – das 7h ao meio-dia

Somente nos 16 pontos Saúde na Hora

Locais que estarão abertos neste sábado, dia 5 de junho

CS ANTÔNIO CARLOS REIS (OLÍMPICA I) – Rua 2, quadra 64, Bloco A

CS FABICIANA MORAES – Rua 5, Conjunto Habitar Nice Lobão

CS TURU – Avenida 7, Conjunto Habitacional Turu

CS GENÉSIO RAMOS FILHO – Rua Padre Vieira, sem número, Cohab Anil IV

CS COHAB ANIL – Avenida 4, sem número, Cohab Anil 4

CS SÃO FRANCISCO – Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, São Francisco

CS VILA NOVA – Praça Sousa Gomes, sem número, Vila Nova

CS VILA BACANGA/EMBRIÃO – Avenida dos Portugueses, sem número, Vila Bacanga

CS CLODOMIR PINHEIRO COSTA – Avenida Principal, sem número, Anjo da Guarda

CS AMAR – Rua Deputado Luís Rocha, Vicente Fialho

CS LIBERDADE – Rua Machado de Assis, Liberdade

CS Dr. JOSÉ CARLOS MACIEIRA – Avenida dos Africanos, Sacavém

CS SÃO CRISTÓVÃO – Travessa Campo da Estrela, sem número, São Cristóvão

CS SÃO RAIMUNDO – Avenida José Sarney, sem número, Mauro Fecury II

CS SANTA BÁRBARA – Rua Principal, nº180. Santa Bárbara

CS LAURA VASCONCELOS – BR-135, sem número, Estiva

Carregando