HCI passa a contar com sala pré-alta para orientar pacientes recuperados da Covid-19

No espaço, os pacientes de alta aguardam a chegada dos familiares e recebem orientações de profissionais da equipe multidisciplinar.

Fonte: Redação/Assessoria

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, conta agora com uma sala exclusiva para a orientação de pacientes recuperados da Covid-19 na unidade de saúde e que terão alta médica. A proposta do serviço é orientar os pacientes sobre a importância de continuar o tratamento em casa com os remédios prescritos pelos médicos, além da retomada, aos poucos, das atividades, evitando o cansaço e o estresse pós-internação.

Intitulada de “sala pré-alta”, o espaço conta com um ambiente confortável, com poltronas e televisão. Na sala, os pacientes de alta aguardam a chegada dos familiares e recebem também orientações de profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, sobre os cuidados que os pacientes pós-Covid devem ter após o período de internação hospitalar.

“Com as orientações que recebe, o paciente que está recebendo alta se sente assistido também na saída da unidade. Entre os temas abordados nas palestras de orientação estão a alimentação do paciente pós-Covid, os cuidados necessários, os exercícios de respiração, entre outros”, explicou o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro.

“Observamos, pelo relato dos pacientes à equipe, que muitos se sentem inseguros em ir para casa, principalmente pelo quadro pós-Covid persistir. O espaço foi pensado para atender principalmente esses casos, munindo-os com informações necessárias para a continuidade do tratamento. Os pacientes são orientados a procurarem a Rede Cuidar, que atende pacientes que apresentam sequelas da Covid-19. Nosso objetivo é fazer uma alta orientada e ainda mais humanizada”, esclareceu a gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Camilla Torres.

O senhor Antônio Expedido Felix da Silva, 57 anos, foi um dos primeiros pacientes a passar pela sala da pré-alta e agradeceu o acolhimento e tratamento recebido no hospital.

“Cheguei aqui no dia 21 de maio à noite e fui internado. Tivemos tratamento VIP do hospital, dos enfermeiros e de toda a equipe médica daqui. Na minha saída, tivemos alta com toda a equipe nos auxiliando até a chegada dos nossos familiares. Estou muito grato a Deus por essa equipe que o Senhor colocou na minha vida, para cuidar de mim no hospital e pós-hospital”, declarou emocionado.

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) possui atualmente 141 leitos de enfermaria e 82 de UTI. A unidade, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foi inaugurada em abril de 2020 e já registrou 3.905 altas médicas.

Fechar