Esgoto estourado causa transtornos em ruas do bairro do Renascença, em São Luís

Além do mau cheiro, os moradores ainda convivem com os buracos formados pela água fétida.

Fonte: Luciene Vieira

No trecho perpendicular das ruas Sucupiras e Andirobas, no bairro do Renascença, em São Luís, há um esgoto estourado. O problema já existiria por alguns anos, e teria sido alvo de denúncias de moradores e empresários da região à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), mas sem solução definitiva. Não bastasse todo o incômodo de trafegar pelo local, há ainda o forte odor que exala da água fétida.

De acordo com o funcionário de um salão de beleza, Jardel Almeida, de 32 anos, o problema é antigo. “Ele existe há anos. São feitos serviços paliativos, mas o esgoto volta a estourar, o que deixa esta área permanentemente molhada, e isso fez com que buracos se abrissem na camada asfáltica das vias”, informou Jardel.

O trabalhador contou que, dias atrás, um carro “atolou” em um dos buracos. “Se tratava de um motorista, que estaria levando seu filho para a escola. O carro teria ficado por tanto tempo atolado, que a criança perdeu aula naquele dia. Há quem fura o pneu também nesta área. Sempre existem situações como estas aqui”, contou Jardel.

Segundo Jardel, ‘todo’ o bairro já denunciou a situação. “Tanta gente tem ligado para a Caema resolver o problema, mas não queremos só a medida paliativa, exigimos que a situação seja resolvida de fato”, concluiu.

No local, houve, também, relatos do vazamento do esgoto provocar mau cheiro, e isso ser um incômodo, para quem mora, quem tem empresa no local, quem trabalha na região, e até mesmo para quem frequenta a área de forma esporádica.

“Imagina você estar preparando as refeições na sua casa, e vindo ao olfato o constante cheiro forte do esgoto?!”, disse uma moradora da Rua Andirobas, que preferiu não informar seu nome.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que enviou uma equipe ao local citado pela reportagem, na tarde dessa sexta-feira (4), para realizar diagnóstico e tomar as medidas necessárias.

Fechar