Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Maranhão recebe novo lote de vacinas Pfizer com 72.540 doses do imunizante

Nova remessa dará continuidade à imuniação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

SES tem ampliado de forma estratégica a distribuição do imunizante aos municípios (Foto: Ruy Barros)

Para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, o Maranhão recebeu mais um lote de vacinas Pfizer na tarde dessa terça-feira (8). Trata-se do sexto lote do imunizante, com 72.540 doses para a continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente, além de trabalhadores da educação do Ensino Básico.

O secretário adjunto de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes, destaca que o novo lote de vacinas vai contribuir ainda mais para acelerar o processo de imunização da população maranhense.

“Essas doses serão distribuídas no início da próxima semana, exatamente para que esses municípios não parem a imunização desse público, e também para que possam acelerar o processo de cobertura vacinal de acordo com o Plano de Imunização de cada um. Podendo inclusive reduzir a faixa etária, caso seja plausível, diante do Plano de Imunização Municipal”, afirma o secretário adjunto da SES, Tiago Fernandes.

Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à SES, responsável pela distribuição das vacinas aos municípios. Onde foram armazenados em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86° C, informou o governo

A SES afirmou que tem ampliado de forma estratégica a distribuição desse imunizante aos municípios, visto a condição de resfriamento necessária para o seu acondicionamento. Dessa forma, os imunizantes continuarão sendo distribuídos para as cidades da Grande Ilha de São Luís, Chapadinha, Rosário, Timon, Caxias, Balsas, Itapecuru, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Barra do Corda, São João dos Patos, Pedreiras, Zé Doca, Santa Inês, Pinheiro, Açailândia, Bacabal e Viana, além de cidades sedes das Unidades Regionais de Saúde.

Para a distribuição aos municípios, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.324.900 doses recebidas, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.975.850 doses da AstraZeneca e 167.310 doses da Pfizer.

Carregando