Governo e Sebrae lançam Cidade Empreendedora em Santa Inês

Coordenado pela Seinc e executado pelo Sebrae, o programa promove a capacitação de funcionários das prefeituras e empreendedores locais

Fonte: Da redação com Seinc

Auxiliar empreendedores individuais. Dar suporte para candidatos a empresários. Garantir direitos a micro e pequenas empresas. Estas são algumas das atividades desempenhadas pelo programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria do Governo do Estado com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), e que foi lançado oficialmente em Santa Inês, nesta sexta-feira (11).

O lançamento ocorreu no auditório da CDL de Santa Inês, e contou com a participação de representantes do Governo do Maranhão, do Sebrae e das prefeituras de Santa Inês, Miranda do Norte, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.

Durante a cerimônia, o secretário Simplício Araújo, da Seinc, representando o Governo do Maranhão, destacou a importância do programa para Santa Inês e aos municípios próximos. Ele aproveitou para destacar as várias ações realizadas pela gestão estadual em prol da economia, como o Trabalho Jovem, que é um incentivo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico da região, estimulando os pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda.

“Pelo Trabalho Jovem, estamos em mais de 50 municípios por todo o Maranhão. Esta iniciativa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente cheio de oportunidades, que será desenvolvido em oito etapas de implementação. Em Santa Inês, também iremos focar na oportunidades de negócios e em garantir que tanto o município quanto a região acompanhem o ritmo de desenvolvimento do estado”, analisa Simplício Araújo.

Coordenado pela Seinc e executado pelo Sebrae, o programa promove a capacitação de funcionários das prefeituras e empreendedores locais, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais, impactando diretamente em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

“O Cidade Empreendedora é mais uma solução do Sebrae para alavancar o desenvolvimento do Maranhão e neste segundo ciclo vamos trabalhar o programa em 70 municípios, e em 53 atuaremos em parceria com o Governo do Estado, que percebeu a importância da iniciativa. As ações já iniciaram e serão executadas até 2022, voltadas pra melhorar o ambiente para o empreendedor local, trabalhando a implementação de políticas públicas, educação empreendedora, além do desenvolvimento das cadeias produtivas, melhorando a gestão das empresas urbanas e rurais”, acrescenta Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

Foram entregues aos representantes de cada prefeitura diversos documentos, com dados preliminares de cada município, ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico do município e protocolos contra o Covid-19 para a retomada econômica municipal.

Além de Santa Inês, também estão entre os municípios maranhenses beneficiados: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Zé Doca, Porto Franco e São José de Ribamar.

Fechar