Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Aprovado pedido de Eliziane Gama para debater vulnerabilidade social de órfãos da Covid-19

No pedido, a líder do Bloco Parlamentar Independente alertou para a gravidade da situação diante de milhares de mortes registradas.

Aprovado pedido de Eliziane Gama para debater vulnerabilidade social de órfãos da Covid-19 (Foto: Reprodução/Internet)

A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade, requerimento de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para debater em audiência pública a vulnerabilidade de órfãos da Covid-19 em situação de dificuldade social.

No pedido, a líder do Bloco Parlamentar Independente alertou para a gravidade da situação diante de milhares de mortes registradas por Covid-19 que atingiram brasileiros com 60 anos, que eram provedores de família. Eliziane criticou a inação governamental para resolver o problema.

“A situação dessa população vulnerável se agrava a cada dia, com o recrudescimento da pandemia, pela inércia governamental que até agora não apresentou medida para atender essas crianças e adolescentes. Conclamo o Congresso Nacional encontrar solução para, pelo menos, amenizar este grave problema e socorrer essas vítimas da covid”, afirmou.

Eliziane Gama citou ainda o estudo “Os Dependentes da Renda dos Idosos e o Coronavírus: órfãos ou novos pobres?”, da economista Ana Amélia Camarano, técnica do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de julho de 2020, prevendo que.com a persistência da Covid-19 em patamar de mil de óbitos por dia, levaria o Brasil a ter cerca de 4 milhões de adultos e 1 milhão de crianças estado de pobreza devido perda de idosos que sustentavam suas famílias.

A pandemia perdura até hoje em patamares elevados de mortes.

“Convidados”

A senadora Eliziane Gama convidou para participar da audiência o promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Luis (MA), Márcio Thadeu Silva Marques; e o jornalista Walberto Maciel, que apresentou a ideia legislativa no portal “e-Cidadania” para a criação de um fundo de amparo aos órfãos da covid.

Gualberto também é autor do livro digital “Órfãos da Covid-19”, cuja venda será repassada a instituições que ajudam crianças orfanadas pela doença.

Carregando