A ponte sobre o Rio Balsas, no município de São Felix de Balsas, toma forma, e a obra segue avançada no local, segundo o Governo do Maranhão, que executada os serviços por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A estrutura, conforme a gestão estadual “vai melhorar significativamente o acesso para as comunidades na região sul do estado, realizando um sonho de décadas dos moradores”.
São 195 metros de extensão, 10 metros de largura e um investimento de R$ 20 milhões. Nesse momento, estão sendo executadas atividades de teste da autobetoneira, armações e formas, bem como a dosagem do concreto para a execução da mesoestrutura, que corresponde aos pilares e viga de apoio.
O secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, destacou que esse investimento é sinônimo de economia aquecida, com geração de emprego e renda. Impacto importante, principalmente em um cenário de crise econômica nacional.
“É realmente um projeto consistente, um trabalho sério, que dará um grande resultado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mesmo na fase de construção, com geração de emprego e renda. É assim que combatemos a crise nacional no Maranhão: com trabalho”, disse.
A construção da ponte facilita o acesso de São Felix a outros municípios próximos, como Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite.
Boa parte dessas cidades são de maior porte e, por isso, os moradores terão melhores condições de acesso ao trabalho e a bens e serviços, já que a ponte é a única forma de acesso por terra.
Vai significar, ainda, uma renda a mais no fim do mês, já que quem precisa se deslocar diariamente para outras cidades não precisará mais pagar pela travessia, que, até então, só é possível pela balsa.
Outro impacto é o escoamento da produção da agricultura familiar, que poderá ser feita com mais rapidez e segurança.