Urbanização na Ponta do São Francisco está em fase de execução da terraplanagem na área do aterro

Espaço será ocupado por praças com equipamentos de lazer, academia de ginástica e um cais de embarque e desembarque dos pescadores.

Fonte: Redação/Assessoria

As obras de urbanização na Ponta do São Francisco, em São Luís, estão em fase da execução da terraplanagem na área do aterro, implantação de drenagem pluvial profunda e colocação de mantas bidim no entroncamento de pedras para a proteção do aterro, de acordo com o Governo do Maranhão, que executa os serviços por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

O espaço, localizado às margens da Avenida Ferreira Gullar, era ocupado por palafitas, e agora foi aterrado para receber a construção de um completo centro urbanístico composto por praças com equipamentos de lazer, academia de ginástica e um cais de embarque e desembarque dos pescadores.

Na próxima semana serão iniciados os serviços de construção do balcão dos pescadores, colocação de blocos das calçadas, instalação da estrutura do quiosque central, locação dos mobiliários urbanos e construção da rampa de acesso ao cais, informou o governo.

Os moradores que residiam em palafitas, nesse local da obra, foram todos transferidos para o Residencial José Chagas, que integra o programa Minha Casa Minha Vida, realizado e entregue pelo Governo do Estado no ano passado.

A gestão estadual ainda informou que “a intervenção no São Francisco também vai garantir um conjunto de melhorias com infraestrutura básica de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação, além da recuperação e continuidade do talude existente. Será realizado o aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos.

Como parte da obra, a Secid entregou, recentemente, uma nova praça na área. O espaço urbanizado ganhou mobiliário urbano como bancos e caramanchões de lazer, playgroud, academia de saúde, calçamento com blocos de concreto na extensão da orla marítima e uma clínica odontológica do Projeto Sorrir, que será equipada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Fechar