Maranhenses em condições análogas à escravidão são resgatados em lavoura de milho

Trabalhadores estavam abrigados em alojamentos improvisados, sem nenhuma condição sanitária, e muito infectados com a Covid-19.

Fonte: Com informações do G1 Triângulo e Alto Paranaíba

Um grupo de 84 trabalhadores rurais, entre eles alguns maranhenses, foi resgatado em condições análogas à escravidão em uma lavoura de milho no município de Paracatu-MG. O trabalho de fiscalização foi realizado desde o dia 8 de junho e divulgado nessa quinta-feira (16) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O empregador é reincidentenesse tipo de crime.

A Auditoria Fiscal do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participaram da ação. Além do resgate, houve a quitação de acertos rescisórios, pagamento de dano moral e a interdição de alojamento e cantina, na fazenda onde as irregularidades foram flagradas.

De acordo com os auditores fiscais do MPT, parte dos trabalhadores foi aliciado em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, e outros no Maranhão. O crime também foi classificado como tráfico de pessoas, junto ao de “exploração de trabalho análogo ao de escravo”, por conta das condições e moradia.

Conforme os auditores, os trabalhadores estavam abrigados em alojamentos improvisados, sem nenhuma condição sanitária e muitos infectados com a Covid-19. Já enquanto trabalhavam, eles não tinham acesso a um local de refeições e nem banheiro.

Reincidência

Segundo o órgão, não é a primeira vez que o empregador pratica esse crime, sendo que ele está em uma chamada “Lista Suja do Trabalho Escravo”.

Jogue roleta online no Roulette77 Brasil. Escolha entre roleta europeia, americana ou francesa. Aprenda estratégias e dicas de jogo. Jogue gratuitamente ou escolha um cassino online para jogar com dinheiro real.

Fechar