HTO promove campanha de sensibilização para doação de sangue

Para propiciar um clima lúdico à campanha, a unidade de saúde preparou todo uma ambientação junina.

Da redação: Vinicius Bogea

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) promoveu, na última sexta-feira (18), o “Arraiá da Doação”, ação paralela ao Arraial da Cirurgia, como parte da campanha “Junho Vermelho“. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar familiares e acompanhantes de pacientes para a importância da doação de sangue.

Equipe do HTO no Arraiá da Doação (Foto: Divulgação)

A campanha ocorrerá durante todo o mês de junho, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). As doações visam beneficiar não só os pacientes do HTO, assim como pessoas internadas em outras unidades de saúde do estado que estão à espera de realizar um procedimento cirúrgico.

Para propiciar um clima lúdico à campanha, o HTO preparou todo uma ambientação junina, com bandeirinhas e adereços, além de distribuição das comidas típicas da época.

Para propiciar um clima lúdico à campanha, o HTO preparou todo uma ambientação junina (Foto: Divulgação)

A diretora administrativa do HTO, Luana Barata Rodrigues ressaltou a importância da ação: “O nosso Arraiá da Doação” é um evento em alusão ao Junho Vermelho, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade a destinar as bolsas de sangue ao HTO. Nossa meta inicial são de 80 bolsas por mês, e, caso se estendam em números, serão destinadas às outras unidades de saúde do Estado. Foi um momento super animado, com a participação de pacientes, familiares e profissionais. Ressaltamos, além do tema abordado, a importância da humanização no cuidado”, frisou.

O HTO promove constantemente campanhas de sensibilização por meio da agenda transfusional (Foto: DIvulgação)

“O HTO promove constantemente campanhas de sensibilização por meio da agenda transfusional. A intenção é que as doações sejam direcionadas para os pacientes do HTO, mas elas podem ser feitas para qualquer unidade”, destacou a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Livia Salita.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão é gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), e é referência em cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade. O HTO realiza cerca de 300 cirurgias mensalmente, e dispõe de leitos destinados a ortopedia e traumatologia, pediatria cirúrgica, pediatria clínica e UTI adulto.

Fechar