500 mil atendimentos foram realizados em um ano de funcionamento da UPA de Paço do Lumiar

Desde a inauguração, a unidade de saúde realizou 76.292 consultas clínicas, 4.235 internações e 106.490 exames laboratoriais.

Fonte: Redação/Assessoria

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, nessa quarta-feira (23), um ano de funcionamento. Entregue à população pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do município, o serviço se tornou referência para atendimento de urgência e também reforçou o combate à Covid-19. Ao longo do ano, foram realizados 575.420 atendimentos na unidade de saúde.

“Desde 2015, o governo Flávio Dino tem descentralizado a saúde pública do nosso estado, e a UPA já nasceu nessa perspectiva de expandir o atendimento para além de São Luís, levando saúde para quem precisa. Todos os profissionais que estão aqui têm um foco: oferecer assistência de qualidade para quem mais precisa”, afirmou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), responsável pela administração da unidade junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Desde a inauguração até o dia 15 deste mês, a UPA de Paço do Lumiar realizou 76.292 consultas clínicas, 4.235 internações, 106.490 exames laboratoriais, 7.306 exames de imagem e 381.097 administrações de medicamentos.

“A equipe da UPA tem se comprometido a mudar a saúde de Paço do Lumiar, fazendo com que a população reconheça isso. Da entrada à saída do paciente, nosso objetivo é resolver o problema do paciente. E isso tem sido feito. Temos muito para avançar, mas estamos no caminho certo, atendendo à população com atenção e qualidade”, avalia Bruno Ricardo, diretor geral da UPA.

Para a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, a entrega da unidade foi um marco. “A UPA é muito importante para o município. Foi uma força-tarefa, na época, inaugurar. Fornecemos o prédio, que estava fechado e, em 20 e poucos dias, o Governo entregou a obra à população. Os profissionais que trabalham aqui são pessoas que fazem seu trabalho com dedicação. Só temos a agradecer”, disse a gestora municipal.

A unidade, localizada na Avenida 08, S/N⁰, no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, funciona como UPA tipo III, com capacidade de atendimento médio de até 350 pacientes por dia. São oferecidos atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, além de 27 leitos entre clínicos, estabilização e observação infantil.

Fechar