Círio de Nazaré do Cohatrac será lançado na segunda-feira (28)

A missa será iniciada às 19h, na Praça de Nazaré, no bairro Cohatrac

Fonte: Da Redação

Na próxima segunda-feira (28), o Santuário Nossa Senhora de Nazaré fará uma missa campal para o lançamento do Círio de Nazaré Festa da Luz de 2021 e comemoração do aniversário de 29 anos da Paróquia. Na ocasião serão divulgados o Tema e o Lema do Círio deste ano. A missa será iniciada às 19h, na Praça de Nazaré, no bairro Cohatrac.

A missa será presidida pelo atual Bispo Emérito, Dom Belisário da Silva, que, na oportunidade, se despedirá dos fieis da Paróquia Santuário de Nazaré. O Bispo teve recentemente seu pedido de renúncia, por motivo de idade, acolhido pelo Papa Francisco e irá morar em outro Estado.

Tema e Lema do Círio

Segundo o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Padre Flávio Marques Colins, os atos celebrativos do Círio neste ano de 2021 partem do Tema Círio de Nazaré- Santuário da Luz e do Lema: “Teu Pai e Eu te procurávamos aflitos” (Lc 2,48), que orientarão todo o evento. “Busca-se, com esta temática, refletir sobre as diversas situações que desafiam a vida de todos nós, realidades difíceis que se assemelham às trevas: violência, pobreza, injustiça social. Além do caráter fortemente devocional, o Lema sintetiza todas as angústias vividas pela nossa gente nestes tempos de pandemia: a busca pela saúde dos que foram infectados, a expectativa da vacina para todos, a partida de muitos, a tristeza nas famílias, o desemprego e a fome de tantos. A alegria de Maria e José ao encontrar o filho “perdido” nos ajuda a esperar com confiança o fim da pandemia e de todos os males oriundos dela, aguçados ou escancarados por ela em nossa sociedade”, explica o Reitor.

29 anos da Paróquia

Durante a celebração de Aniversário, os fiéis farão memória à mudança ocorrida na Paróquia, quando foi “erigida a Santuário” por Dom Belisário, então Arcebispo de São Luís, em janeiro de 2020. Também serão lembradas a caminhada da Comunidade Católica do Cohatrac, que teve início como uma pequena Capela no bairro, na década de 80 e a criação da Paróquia, no ano de 1992.

“Até meado dos anos 90 a Comunidade se reunia para as celebrações numa Capela, pertencente à igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro da Cohab. Em 28 de junho de 1992 foi elevada à Paróquia pelo então Arcebispo de São Luís, Dom Paulo Pontes, empossando como Pároco o padre José Bráulio Ayres (in memória). Nesse mesmo ano, ocorreu o primeiro Círio de Nazaré em terras maranhenses, com a imagem presenteada pelos peregrinos vindos de Belém do estado do Pará, em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré paraense”, conta a paroquiana Líbia Maria Quintanilha.

O Círio de Nazaré

A partir daí, o Círio de Nazaré é lançado tradicionalmente na data de Aniversário da Paróquia. A sua realização acontece no mês de outubro. Ao longo de 29 anos, este evento reúne pessoas que, motivadas pela fé em Cristo e devoção à sua mãe, a Virgem de Nazaré, vão às ruas em carreatas, romarias e procissões para render graças ao Deus da vida. Atualmente, o Círio de Nazaré configura-se como uma das maiores manifestações religiosas de São Luís, reunindo milhares de pessoas não só do Cohatrac, mas de diversos bairros da capital maranhense e de várias regiões do Estado. “A cada ano cresce consideravelmente o número de pessoas que participam do Círio. São pessoas que vêm de outros bairros e cidades vizinhas para acompanhar as homenagens à Nossa Senhora”, afirmou Rosenir Mesquita, da Comissão organizadora do Círio. Devido a importância dessa Festa para todo o estado, o Círio de Nazaré do Cohatrac é considerado “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão.

A Festa do Círio de Nazaré Festa da Luz está prevista para a terceira semana do mês de outubro de 2021.

Fechar