Os teresinenses buscam outras cidades – a principal Timon, no Maranhão – para serem vacinados contra a Covid-19. Levantamento da Fiocruz revela que 9.592 doses foram aplicadas em teresinenses na cidade de Timon. Com esse dado, Teresina é a 4ª cidade do País com maior número de “fuga” de pessoas que se vacinaram fora de seu domicílio.
O levantamento é do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz). A pesquisa aponta que uma em cada seis doses das vacinas contra Covid-19 aplicadas no país foi feita em um município diferente daquele de residência do vacinado.
Com isso, 11,3 milhões de doses, ou 15% do total, foram recebidas por pessoas que se deslocaram em média 252 km para receber a vacina –em alguns casos, esses deslocamentos chegaram a até 3 mil km.
Os dados da nota técnica foram extraídos do painel Open Data Sus, do Ministério da Saúde, que inclui as informações do Plano Nacional de Imunizações.
O estudo considerou a aplicação da primeira e da segunda doses da vacina desde o início da campanha, no dia 17 de janeiro, até o dia 16 de junho, contabilizando um total 73.828.821 registros.