Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Maranhão já aplicou mais de 9 mil doses de vacina contra Covid em moradores de Teresina, aponta FioCruz

Uma em cada seis doses aplicadas no país foi feita em município diferente da residência do vacinado.

Os teresinenses buscam outras cidades – a principal Timon, no Maranhão – para serem vacinados contra a Covid-19. Levantamento da Fiocruz revela que 9.592  doses foram aplicadas em teresinenses na cidade de Timon. Com esse dado, Teresina é a 4ª cidade do País com maior número de “fuga” de pessoas que se vacinaram fora de seu domicílio.

Os teresinenses buscam outras cidades – a principal Timon, no Maranhão – para serem vacinados (Foto: Roberta Aline)

O levantamento é do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz). A pesquisa aponta que uma em cada seis doses das vacinas contra Covid-19 aplicadas no país foi feita em um município diferente daquele de residência do vacinado.

Com isso, 11,3 milhões de doses, ou 15% do total, foram recebidas por pessoas que se deslocaram em média 252 km para receber a vacina –em alguns casos, esses deslocamentos chegaram a até 3 mil km.

Os dados da nota técnica foram extraídos do painel Open Data Sus, do Ministério da Saúde, que inclui as informações do Plano Nacional de Imunizações.

O estudo considerou a aplicação da primeira e da segunda doses da vacina desde o início da campanha, no dia 17 de janeiro, até o dia 16 de junho, contabilizando um total 73.828.821 registros.

Carregando