Morre paciente que assoprou velas de aniversário em ala de Covid-19

Vídeo, que viralizou na redes sociais no início do mês, quebrava protocolos de segurança da doença.

Fonte: Com informações de O Globo

Morreu o paciente de 58 anos, que recebeu uma comemoração de aniversário quando estava internado em uma ala de Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A morte foi confirmada pela Inter TV, afiliada da Globo. O homem, que não teve a identidade revelada, chegou a ser transferido para UTI do Hospital São Luiz, também em Mossoró, mas não resistiu após complicações ao coronavírus.

O vídeo, que circulou e viralizou nas redes sociais no início do mês, mostra o paciente que respirava com ajuda de uma máscara de oxigênio durante a celebração de aniversário. No momento do “parabéns”, ele teve a máscara retirada do rosto para que pudesse assoprar as velas de um bolo. A cena ainda mostrou funcionários do hospital interagindo com festejo.

Na ocasião, internautas chamaram atenção para o fato de que, se tratando de uma ala para cuidar de infectados com Covid-19, a corriqueira ação de apagar velas, antes tão comum em aniversários, representava um grande risco em transmitir a doença, além da própria aglomeração na unidade.

No entanto, muitos também perceberam que, independentemente do motivo de internação do homem, só por terem acendido velas perto de uma bala de oxigênio já serviu como motivo de alerta, considerando que o gás é um comburente, o que o caracteriza como necessário para a combustão e, caso entrasse em contato com o fogo, poderia aumentar as chamas.

A Secretaria de Saúde de Mossoró disse que abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da festa dentro de uma ala com pacientes de Covid-19. E afirmou que “a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município.”

Fechar