10 alimentos que podem arruinar seu humor (e seu dia)

Veja a lista dos 10 alimentos

Fonte: Mélanie Moreira

Refrigerantes light e diet

(Foto: Reprodução)

Para que os refrigerantes tenham o mesmo (ou mais) sabor doce das versões normais, os fabricantes os enchem de aspartame. O problema é que esse adoçante artificial contém fenilalanina; um aminoácido que pode ter um nome engraçado, mas é mais conhecido por impedir a produção de serotonina (hormônio do bom humor), quando está presente demais no corpo.

Balas, balinhas, docinhos…

(Foto: Reprodução)

Para que eles tenham cores divertidas e atraentes de forma a fazer com que as crianças (e nós também!) queiram comê-los, os fabricantes usam corantes artificiais. O problema é que esses corantes rimam com: risco de hiperatividade, moral baixa, dores de cabeça e insônia. Eca!

Alimentos enlatados

(Foto: Reprodução)

Tudo bem, almôndegas enlatadas, uma feijoada em lata costumam quebrar o galho da gente, nas horas de correria. Mas cuidado: assim como os biscoitos de aperitivo, os pratos enlatados contêm glutamato monossódico… Seu consumo pode causar dores de cabeça, fadiga e mudanças de humor!

Frituras

(Foto: Reprodução)

É claro que, quando comemos batatas fritas, frango à passarinho, pastel, coxinha e muitas outras coisas, nos sentimos bem. Mas você deve saber que fritar alimentos em temperaturas muito altas, além atrapalhar a dieta, impede a liberação, no corpo, de certos hormônios relacionados ao bem-estar (endorfina, serotonina…). Portanto, mesmo que no momento nos sintamos bem, após uma refeição rica em frituras, o mau humor vai bater à sua porta!

Embutidos em geral

(Foto: Reprodução)

Para conservá-los por mais tempo, os fabricantes não hesitam em adicionar à salsicha industrial um aditivo, nitrato de sódio. O problema é que o consumo excessivo de nitrato de sódio pode levar à hiperatividade, insônia, tontura, enxaqueca, irritabilidade…

Junk Food

(Foto: Reprodução)

Não somente o fato de que batatas fritas e os hambúrgueres são hiper-calóricos, estudos científicos recentes mostraram que as muitas gorduras trans que eles contêm inibem parcialmente a ação do ômega-3 no corpo e quando o nível de gorduras boas no corpo é baixo, passamos a ter um comportamento agressivo, pessimista até mesmo, depressivo…

Barras de cereal

(Foto: Reprodução)

Embora os fabricantes os vendam como produtos “energéticos”, a maioria das barras de cereal é rica em açúcares adicionados. Então, depois de ingeri-los, rapidamente, a glicose no sangue dá um salto, mas diminui mais rápido ainda. Isso levará a liberação de hormônios relacionados ao estresse no organismo, especialmente o cortisol.

Café

De manhã, muitas pessoas precisam da xícara de café para acordar e se sentirem prontas para o dia que começa. OK, mas cuidado com os efeitos colaterais se você abusar da cafeína (mais de 5 xícaras/dia): aumento da pressão sanguínea, sudorese, dificuldade de concentração, alterações de humor, sono difícil…

Margarina

(Foto: Reprodução)

Muitas vezes apresentada – erroneamente! – como uma alternativa saudável à manteiga, a margarina é de fato um produto rico em lipídios processados, cujo consumo pode levar a desequilíbrios glicêmicos e mudanças de humor. Sem mencionar o risco de ganho de peso e a presença do aromatizante artificial para dar gosto de manteiga, que é altamente prejudicial ao organismo…

Biscoitos aperitivo

(Foto: Reprodução)

Más notícias: além de muito calóricos, os chips, biscoitinhos salgados, amendoins e outras bobagens que adoramos lambiscar, principalmente tomando uma cervejinha, contêm muito glutamato monossódico, um aditivo alimentar 100% químico que pode causar dores de cabeça e enxaquecas que deixam qualquer um de mau humor! Sem mencionar que eles tendem a aumentar e diminuir rapidamente o açúcar no sangue, o que pode gerar irritabilidade. Para um happy hour absolutamente amigável, passe longe deles!

Fechar