Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Adolescentes da Funac são inseridos no mercado de trabalho em São Luís

O curso de aprendizagem, na área de assistente administrativo, será ofertado pela empresa SEST/SENART, com carga horária de 940h.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia (Foto: Afonso Barros)

Como parte do Programa Jovem Aprendiz, foram inseridos 10 adolescentes no mercado de trabalho, na segunda turma do projeto, sendo quatro em cumprimento de medidas socioeducativas e seis egressos que passarão a atuar na área administrativa.

Os adolescentes foram contratados como aprendizes pela empresa MAXTEC. O curso de aprendizagem, na área de assistente administrativo, será ofertado pela empresa SEST/SENART, com carga horária de 940h.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, falou sobre a importância da inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho. “Nós estamos com a segunda turma de adolescentes do Projeto Jovem Aprendiz, que terão oportunidade de vivenciar esse momento de inserção e qualificação no mercado de trabalho. Temos uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, que capta as vagas que são direcionadas para a Funac fazer a inserção desses adolescentes, que passam por uma oficina de aprendizagem oferecida pela Fundação e obtém conhecimento em relação a vários temas relacionados ao ingresso no mercado de trabalho, como a linguagem que devem utilizar na empresa, relações interpessoais e ética no mercado de trabalho”, comenta.

“A empresa também faz o acolhimento dos socioeducandos e informa para onde eles serão encaminhados. As oportunidades para o jovem no mercado de trabalho devem ser concedidas não somente pela obrigatoriedade legal, mas, sobretudo, pela consciência da importância que essas chances têm de mudar a vida dos indivíduos, de suas famílias e da sociedade como um todo. Que eles possam aproveitar a oportunidade e que seja significativo para a sua convivência familiar e comunitária”, complementa Sorimar.

Oficina de aprendizagem

A Funac informou que tem investido em ações com foco na qualificação profissional para que os adolescentes tenham oportunidades de construir um novo projeto de vida e tenham êxito ao ingressar no mercado de trabalho. Com o objetivo de proporcionar aos adolescentes e jovens o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o convívio social e atuação no mercado de trabalho, são abordados conteúdos diversos como: trabalho em equipe, comportamento e relacionamento no âmbito profissional, autoimagem, direito trabalhista e ética profissional.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa com poder de transformar a vida de adolescentes e egressos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Carregando