1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão será realizada nesta quinta

O evento, organizado pela FAPEMA, terá transmissão pelo canal do Youtube Fapema Oficial.

Fonte: Redação/Assessoria

O Governo do Maranhão realiza nesta quinta-feira (08/07), Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a solenidade virtual de abertura da 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão. O evento, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), órgão ligado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), iniciará a partir das 8h30, com transmissão pelo canal do Youtube Fapema Oficial. Com duração de dois dias, o evento tem como objetivo socializar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral os resultados parciais e finais das pesquisas apoiadas pela Fundação.

Durante o seminário será lançada a edição de nº 41 da Revista Inovação e haverá uma palestra magna proferida pela doutora em Informatique – Recherche Operationnelle – Université de Grenoble/França e professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cláudia Linhares Sales. Cláudia Linhares foi eleita secretária geral da Sociedade Brasileira para o Progresso à Ciência (SBPC) para a gestão 2021-2023. Ela vai falar sobre o “Sistema Nacional de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: qual é o plano?”.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destacou que o seminário é importante por estar relacionado ao acompanhamento dos editais temáticos, lembrando que, acompanhá-los de maneira bem próxima, é um esforço que a Fundação vem fazendo desde o início da gestão do governador Flávio Dino. “Para além da aprovação dos relatórios, das prestações de contas, é importante que se possa destacar os trabalhos dos pesquisadores, conhecendo os resultados de cada uma das pesquisas que foram objeto de financiamento por cada um dos editais. É importante, antes de tudo, prestarmos contas à sociedade”, concluiu.

Os trabalhos serão apresentados por pesquisadores contemplados nos editais Covid, Economia Criativa, Startup e Bolsa Produtividade, referentes aos anos de 2019 e 2020. Cada pesquisador terá, em média, 15 minutos de apresentação. Os interessados em conhecer mais sobre esses projetos e seus impactos em benefício da população maranhense podem acompanhar as apresentações por meio do Youtube da Fundação.

Ao final da programação do primeiro dia, haverá a mesa redonda “Mecanismos de Incentivos e investimentos para o aumento da Inovação na Pesquisa no Estado do Maranhão” com mediação do secretário regional da SBPC no Maranhão e secretário geral da Academia Maranhense de Ciências, professor Dr. Antônio José Silva Oliveira.

No segundo dia, seguem as apresentações dos resultados das pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e realizadas por pesquisadores de diferentes instituições de ensino.

REVISTA INOVAÇÃO

Ainda como parte do evento haverá o lançamento da mais nova edição da Revista Inovação que completa 15 anos. A revista de jornalismo científico é produzida pelo Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA e está na edição nº 41. Ela apresenta reportagens que destacam os programas de pós-graduação no estado, as cooperações interinstitucionais, startups, ações de empreendedorismo e os institutos estaduais de ciência e tecnologia.

Nesta edição, serão 18 matérias contempladas em formato de textos, fotos e vídeos nas editorias Especial, Sábias Palavras, Saúde, Biológicas, Agrárias, Humanas, Exatas e Engenharias e Letras e Artes, além de entrevista, carrossel de fotos na editoria Fotosíntese e sugestões de leitura na Estante.

A programação da 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão pode ser conferida no site da FAPEMA – www.fapema.br e nas redes sociais da Fundação.

Fechar