Será assinada, nesta sexta-feira, 9, a Ordem de Serviço para a revitalização e construção dos portos de Mojó, Timbuba e Mocajituba, em Paço do Lumiar. A obra será executada pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Prefeitura do município.
Principal fonte de renda dos moradores da região, a pesca é um atrativo econômico, cultural e de mobilidade urbana. Em Paço do Lumiar, os terminais pesqueiros beneficiam mais de 2 mil famílias.
Os novos portos, de acordo com o governo, “vão oferecer à comunidade um equipamento comunitário moderno, cujo modelo arquitetônico de áreas de lazer está presente em grandes cidades”.
A obra prevê deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio e nova pavimentação asfáltica. Além disso, será implantado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas.
Os locais contarão, ainda, com espaços de lazer com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre. O prazo para conclusão dos serviços é de 6 meses.
A revitalização dos portos vai ajudar a escoar a produção dos pescadores, informou a gestão estadual. Além dos peixes, a cidade é referência no mercado de ostras, sarnambi e sururu, especialidades da culinária maranhense.