Publicidade
Carregando anúncio...

IEMA discute com gestores protocolo de retorno às escolas

Retomada de aulas presenciais está prevista para ocorrer em agosto 2021, respeitando os critérios de biossegurança.

Fonte: Redação/Assessoria

A equipe da reitoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) continua o ciclo de visitas às Unidades Plenas. Desta vez os encontros aconteceram no período de 21 a 25 de junho, com gestores e representantes de professores e alunos das UPs de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Codó, Matões, Timon, Coelho Neto, Brejo, Chapadinha e Vargem Grande.

O motivo das visitas é a necessidade de definir orientações para que as escolas elaborem seus Planos de Retorno à Escola com Viabilidade Negociada (Previne) para a retomada de aulas presenciais em agosto 2021, respeitando os critérios de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias da união, do estado e dos municípios atendidos.

Além disso, foram visitadas as obras dos prédios novos das UPs de Codó, Coelho Neto e Chapadinha. As Unidades Plenas de Coroatá, Amarante, São Vicente Ferrer, Cururupu e Santa Luzia do Paruá estão contempladas com as próximas visitas, que acontecerão nas últimas semanas de julho.

O Previne tem como objetivos específicos promover a escuta ativa e o planejamento envolvendo toda a comunidade escolar. Estudantes e pais são ouvidos a respeito da expectativa em relação ao retorno à escola.

Outros pontos importantes no Previne abordam a criação de ciclos formativos sobre ensino híbrido para professores e gestores e de biossegurança para o pessoal técnico e de apoio; elaboração de um guia de orientações gerais, pedagógicas e de protocolos de biossegurança; e a definição de instrumentos e modalidades de comunicação para a comunidade escolar.

Além das questões do Previne, é feito um trabalho de vistoria executado por um arquiteto da equipe, que elabora relatórios sobre as condições de infraestrutura dos prédios das unidades. Os gestores administrativos têm a oportunidade de apresentar e discutir problemas e, também, sugerir soluções. Todo o levantamento é apresentado à Diretoria de Planejamento para que sejam viabilizadas as providências.

O reitor do IEMA, Alex Oliveira, acompanhado de assessores vai visitar outras unidades nas próximas semanas de julho. “É fundamental que estejamos presentes nas escolas para conhecer o pessoal e a estrutura de cada prédio. Fazemos o monitoramento e estudamos as condições para providenciar as medidas necessárias para o retorno escolar em agosto. Dessa forma teremos um controle mais sistemático de toda a manutenção e administração escolar com a possibilidade de atender as demandas das unidades”, disse.

Fechar