Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IEMA discute com gestores protocolo de retorno às escolas

Retomada de aulas presenciais está prevista para ocorrer em agosto 2021, respeitando os critérios de biossegurança.

Reunião com equipe da UP Brejo (Foto: Maristela Sena)

A equipe da reitoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) continua o ciclo de visitas às Unidades Plenas. Desta vez os encontros aconteceram no período de 21 a 25 de junho, com gestores e representantes de professores e alunos das UPs de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Codó, Matões, Timon, Coelho Neto, Brejo, Chapadinha e Vargem Grande.

O motivo das visitas é a necessidade de definir orientações para que as escolas elaborem seus Planos de Retorno à Escola com Viabilidade Negociada (Previne) para a retomada de aulas presenciais em agosto 2021, respeitando os critérios de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias da união, do estado e dos municípios atendidos.

Além disso, foram visitadas as obras dos prédios novos das UPs de Codó, Coelho Neto e Chapadinha. As Unidades Plenas de Coroatá, Amarante, São Vicente Ferrer, Cururupu e Santa Luzia do Paruá estão contempladas com as próximas visitas, que acontecerão nas últimas semanas de julho.

O Previne tem como objetivos específicos promover a escuta ativa e o planejamento envolvendo toda a comunidade escolar. Estudantes e pais são ouvidos a respeito da expectativa em relação ao retorno à escola.

Outros pontos importantes no Previne abordam a criação de ciclos formativos sobre ensino híbrido para professores e gestores e de biossegurança para o pessoal técnico e de apoio; elaboração de um guia de orientações gerais, pedagógicas e de protocolos de biossegurança; e a definição de instrumentos e modalidades de comunicação para a comunidade escolar.

Além das questões do Previne, é feito um trabalho de vistoria executado por um arquiteto da equipe, que elabora relatórios sobre as condições de infraestrutura dos prédios das unidades. Os gestores administrativos têm a oportunidade de apresentar e discutir problemas e, também, sugerir soluções. Todo o levantamento é apresentado à Diretoria de Planejamento para que sejam viabilizadas as providências.

O reitor do IEMA, Alex Oliveira, acompanhado de assessores vai visitar outras unidades nas próximas semanas de julho. “É fundamental que estejamos presentes nas escolas para conhecer o pessoal e a estrutura de cada prédio. Fazemos o monitoramento e estudamos as condições para providenciar as medidas necessárias para o retorno escolar em agosto. Dessa forma teremos um controle mais sistemático de toda a manutenção e administração escolar com a possibilidade de atender as demandas das unidades”, disse.

Carregando