Maranhense ganha Leão de Ouro em Cannes com filme da Apple

Diretor de Arte Saulo Mohana afirma que a premiação veio para completar um ciclo com chave de ouro.

Fonte: Aquiles Emir

O Festival Cannes Lions, onde são apresentados os mais inovadores e criativos trabalhos de publicidade Mundo, premiou este ano os cases de maior destaque nos anos de 2019/2020, dentre eles o filme “Bounce”, lançado pela AirPods da Apple de 2019 que conquistou cinco de suas 12 indicações ao prêmio, incluindo o Leão de Ouro em Filme, um dos prêmios mais cobiçados pela indústria.

Em 2020, “Bounce” foi o comercial mais premiado mundialmente, participando dos maiores e mais prestigiados festivais de Publicidade e Design, ganhando vários prêmios de grande expressividade na indústria, incluindo Best of Discipline no The One Show(NY), Best of Show (Black Cube) no Art Directors Club (NY), 2x Yellow Pencils no D&AD Awards(UK) e a honra de ser um dos nomeados ao EMMYS 2020 como Melhor Comercial.

A campanha, criada pela agencia TBWA\ Media Arts Lab em Los Angeles, conta com um brasileiro em seu time de criação, o diretor de Arte Saulo Mohana, publicitário maranhense formado em Curitiba (PR) e que trabalha na agencia desde 2017. Ele conta que a campanha tinha como objetivo capturar a sensação de liberdade que os novos Airpods promoviam, agora com recarga sem fios e com novos comandos de voz.

Segundo Saulo, o comercial teve produção diferenciada. “Tudo foi filmado praticamente sem efeitos de Computação Gráfica em uma cidade fictícia, construída em um galpão, em Kiev, na Ucrânia. Todos os saltos no comercial foram reais e possíveis devido aos trampolins escondidos em pontos chave da narrativa.”

Para o diretor de Arte, a premiação em Cannes vem para completar um ciclo com chave de ouro. “Essa última premiação foi muito especial para o nosso time, porque reflete a admiração da indústria por todo o cuidado, criatividade e esforço que foi investido para tornar realidade uma ideia que, de um jeito ou de outro, todo mundo já se imaginou um pouco. Acho que esse é um dos grandes méritos dessa ideia, o desejo universal de se sentir livre que todos podem compartilhar.”

O filme foi dirigido por Oscar Hudson, diretor com foco em videoclipes que já trabalhou com grandes nomes da música como Radiohead e Bonobo, e coreografado pelo acrobata neocircense Yoann Bourgeois.

“Bounce” empresta referências do Cinema Francês e também de estrelas de filmes mudos como Buster Keaton para integrar sua comédia visual junto a sua coreografia. Para a faixa que acompanha o filme, também colaboramos com o jovem e talentoso músico Tessellated usando a musica “I Learnt Some Jazz Today” para dar vida ao comercial.

A campanha foi muito bem recebida durante e depois do seu lançamento. Foram dois milhões de visualizações orgânicas em suas primeiras 24 horas e mais de 700 milhões de impressões enquanto a campanha esteve no ar

Fechar